Oito projetos são aprovados em 11ª sessão do ano

Nove proposituras foram analisadas em primeira discussão; entre as matérias aprovadas estão a expansão da licença maternidade das servidoras e a instituição do Dia de Combate e Prevenção à Arritmia Cardíaca
Oito projetos são aprovados em 11ª sessão do ano

Único veto do Executivo foi mantido pelos vereadores

Das 13 proposituras da Ordem do Dia da 11ª Sessão Ordinária, os vereadores aprovaram oito e aceitaram um veto do Executivo.

De autoria dos vereadores Celi Regina (PT) e César Gelsi (PSDB), foi aprovado o projeto de lei nº 261/13 que dispõe sobre o Programa de Prorrogação da Licença Maternidade e à Adotante no âmbito da Administração Direta, Autarquias e Fundacional do Poder Executivo e do Poder Legislativo do Município de São José do Rio Preto.

O projeto de lei nº 026/14, de autoria do vereador Dourival Lemes (PSD), qie dispõe sobre a obrigatoriedade das Agências Bancárias disponibilizar caixas eletrônicos para atendimento preferencial para idosos, passou pela aprovação dos vereadores. Assim como o projeto de lei nº 244/13 , de Jean Charles Serbeto (PMDB), que dispõe sobre o fornecimento de alimentação adequada para estudantes portadores de diabetes, na rede pública municipal de ensino de Rio Preto.

Outro projeto de lei aprovado nesta terça-feira foi o nº 262/13 , do vereador Eduardo Piacenti (PPS), que dispõe sobre a Campanha de Incentivo ao Cultivo de Citronela e da Crotalária Juncea, como alternativa e Método Natural de combate a Proliferação do Mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue.

Do vereador Márcio Larranhaga (PSC), o projeto nº 273/13 , que institui no Município de São José do Rio Preto o “Dia de combate e prevenção à Arritmia Cardíaca”, foi aprovado.

Foi aprovada também a proposta de emenda à lei Orgânica nº 001/14 , da vereadora Celi Regina (PT), que estabelece critérios para denominação de próprios, vias e logradouros públicos, previsto no artigo 30, Inciso VIII da Lei Orgânica do Município de São José do Rio Preto.

A criação do Programa de Ensino de Leitura de Jornal como conteúdo transversal em disciplinas curriculares das escolas da Rede Municipal de Ensino, projeto de lei nº 278/13 , do vereador Fábio Marcondes (PR), foi aprovada em Plenário.

Da Mesa Diretora, o projeto de Resolução nº 03/14 , dispõe sobre a inclusão dos Parágrafos 7º e 8º ao art. 131, na Resolução nº712 de 13 de dezembro de 1990, que instituiu o Regimento Interno, para que as Sessões Solenes da Câmara Municipal sejam realizadas sem privilégio de propositura, e para que caiba ao Presidente da Casa, ou a quem ele indicar, presidi-la, também foi aprovado durante a 11ª Sessão Ordinária.

Único veto da pauta, Veto Total nº 017/14, ao autógrafo nº 12.538/14, originado do Projeto de Lei nº 217/13, da Verª Celi Regina que institui no município o Dia Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência foi acatado pelos vereadores.

Três análises foram prejudicadas pela ausência dos autores. As duas proposituras da vereadora Alessandra Trigo PSDB, nº 025/13, projeto de emenda à Lei Orgânica que autoriza o Poder Executivo a conceder o bônus educador a todos os funcionários/servidores, e nº 073/13, projeto de lei que autoriza o município a criar o centro de apoio ao pequeno empreendedor. E o projeto de lei nº 049/14, do vereador César Gelsi (PSDB), que determina que as agências bancárias, casas lotéricas, supermercados e bares, exibam em seu interior, cartazes apelativos para que a população não descarte no chão do estabelecimento ou nas imediações, papéis de qualquer natureza e tamanho.

O projeto nº 006/14, teve pedido de vista por uma sessão feito pelo próprio autor, o vereador Renato Pupo (PSD).. A proposta proíbe o consumo de bebidas alcoólicas no interior de veículos públicos ou privados de transporte coletivo de passageiros no âmbito do Município de São José do Rio Preto.

Comunicação / Câmara Rio Preto