Ferramentas Pessoais

Vereadores aprovam quatro projetos em 43ª Sessão Ordinária

A análise das demais propostas constantes na Ordem do Dia foi adiada por três sessões
Vereadores aprovam quatro projetos em 43ª Sessão Ordinária

Nesta quarta vereadores reúnem-se para sessões extraordinárias

[18/12/2018]

Os vereadores de São José do Rio Preto realizaram, na tarde desta terça-feira (18/12), a 43ª Sessão Ordinária de 2018. Foram analisadas 15 propostas pelo Legislativo, duas delas em regime de urgência, ou seja, em primeira e segunda discussão.

As matérias em regime de urgência foram aprovadas. Uma delas é o projeto do vereador Jorge Menezes (PTB) que acrescenta parágrafo à lei que incluiu o evento Villa Mix no calendário oficial da cidade. A alteração proposta por Menezes esclarece que estar na agenda oficial de eventos do município não traz privilégios para a organização do festival no que diz respeito à locação do Recinto de Exposições.

A outra, a proposta de emenda à Lei Orgânica Municipal (LOM), do vereador Jean Dornelas (PRB), que acrescenta parágrafo ao artigo 33 da LOM. O referido artigo trata das vedações aos vereadores de celebrarem contratação com pessoas jurídicas de direito público, autarquias e empresas públicas. De acordo com a justificativa do projeto, a alteração vem a fim de elucidar "sobre a possibilidade de parlamentares celebrarem 'contratos de adesão' com a Prefeitura Municipal no tocante à locação de espaço público e outros que contem contrato específico e com cláusulas imutáveis e igualitário a todos os cidadãos, que não tem qualquer espécie de favorecimento".

Em tramitação regular, foi aprovado o projeto de lei do Executivo que altera a lei que criou o Fundo Municipal de Turismo para permitir a oferta de novas formas de aporte de recursos para investimentos no setor. E também o projeto de lei do vereador Celso Luiz de Oliveira Peixão (PSB), que trata sobre o período de atendimento interno aos usuários dos cartórios, limitando o tempo de espera em 30 minutos em dias normais e 45 minutos em véspera ou após feriado prolongado e no quinto dia útil de cada mês.

A votação dos demais projetos em pauta, todos do Executivo, foi adiada por três sessões. O grupo inclui o projeto que altera a lei que proíbe a utilização de produtos alimentícios contendo componentes transgênicos na preparação da merenda escolar; a proposta que cria 23 cargos na estrutura da Secretaria de Educação e dois na Procuradoria Geral do Município; o projeto que dispõe sobre a Fase Contenciosa do Processo Administrativo de natureza Tributária, Fiscal, e de Posturas e oito propostas de lei complementar que tratavam de alterações em contrapartidas oferecidas ao município devido à inclusão de áreas no perímetro urbano.

Hora do Presidente

A tribuna foi ocupada pelo médico aposentado Oscar Gardiano, representando a Associação de Agroecologia Familiar (Ecofan). Ele falou sobre a questão dos agrotóxicos, pulverização aérea e alternativas de agronegócios.

Ainda durante a Hora do Presidente, foi feita a leitura do relatório final da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que apura irregularidades na Guarda Municipal de Rio Preto. O relatório lido pelo vereador Paulo Pauléra (relator da CEI) sugere demissão de três funcionários denunciados, entre outros motivos, por abuso de autoridade. O documento será encaminhado para as providências do Executivo e para o Ministério Público. O presidente da comissão, vereador Renato Pupo (PSD), discordando do entendimento dos demais membros e das sanções sugeridas pelo relator, fez relatório alternativo, lido no tempo de liderança.

Comunicação Câmara Municipal

Ações do documento
Ações do documento
Câmara Municipal de São José do Rio Preto
Rua Silva Jardim 3357 - CEP 15010-060
São José do Rio Preto / SP - ver mapa
Fone (17) 3214-7777 | Fax (17) 3214-7788