Aprovada proibição de som nos postos de combustível

O Projeto de Lei nº 263/2013, aprovado em segunda discussão na 38ª Sessão Ordinária, dispõe sobre a proibição do uso de som nos postos de revenda e distribuição de combustíveis.
Aprovada proibição de som nos postos de combustível

Projeto é de autoria do vereador Jean Charles

A proibição estabelecida no projeto é de 24 horas por dia e referente a qualquer tipo de som, ou seja, veículo ou outro som acústico que permanecer no posto de combustível e que ultrapasse a audição do interior do estabelecimento.

Os postos instalados em Rio Preto deverão manter o controle e cumprimento da Lei, além de afixar cartazes em locais visíveis com os seguintes dizeres:

“Em respeito à Lei Municipal Nº..., é proibido o uso de som neste pátio de revenda e distribuição de combustível”.

O não cumprimento sujeita o infrator a multa, suspensão do estabelecimento e posterior cassação do Alvará. Caso seja sancionada a Lei, o Poder Executivo terá 90 dias para a regulamentação, normatizando o valor da multa, quantidade de dias de suspensão, tamanho e local de fixação dos cartazes.

Segundo o autor do projeto, o vereador Jean Charles Serbeto (PMDB), atualmente os postos de gasolina têm sido referência para o encontro de jovens, motivo pelo qual há reclamações de usuários dos postos, funcionários e moradores da redondeza.

“Acontece que inúmeras pessoas estacionam seus carros nos postos de combustíveis com som acima do permitido, desrespeitando o horário da chamada lei do silêncio, bem como a ordem pública. Trata-se de um dos principais problemas encontrados no perímetro urbano, pois a emissão de ruídos acima do estabelecido causa dano auditivo à saúde humana e, como já mencionado, perturbação ao sossego público, influenciando na qualidade de vida da população local”, declara.

O vereador acrescenta que, apesar das diversas normas que regulamentam os sons emitidos no trânsito, estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro, Resolução do CONTRAN n.º 204 de 20 de outubro de 2006, bem como dispositivos previstos na Constituição Federal e em diversas leis específicas, há um grande aumento de pessoas que utilizam seus veículos com aparelhagem que desrespeita o nível de ruído permitido.

O projeto segue, agora, para a sanção do Executivo.