Alesp apresenta Índice Paulista de Responsabilidade Social

Região de Rio Preto aparece em primeiro lugar no Estado nos quesitos longevidade e escolaridade; dados foram apresentados pelo presidente da Alesp, deputado Cauê Macris
Alesp apresenta Índice Paulista de Responsabilidade Social

Autoridades municipais e estaduais acompanharam apresentação do relatório regional do Índice de Responsabilidade Social

[16/10/2017]

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Cauê Macris (PSDB), apresentou na manhã desta segunda-feira (16/10), na Câmara Municipal de Rio Preto, os dados regionais da versão mais recente do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS).

Na mesa de autoridades, além de Macris, estavam presentes os deputados estaduais João Paulo Rillo (PT), Orlando Bolçone (PSB) e Itamar Borges (PMDB); o prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (PMDB); o presidente do Poder Legislativo municipal, coronel Jean Charles Serbeto (PMDB) e o diretor-presidente do Instituto Legislativo Paulista, Vinícius Schurgelies. Também acompanharam o evento secretários municipais, vereadores e autoridades da região.

O IPRS – criado à semelhança do Índice de Desenvolvimento Humano, o IDH – está em sua nona edição. O estudo é fruto de parceria da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, por meio do Instituto do Legislativo Paulista (ILP), com a Fundação Seade. O indicador é um instrumento utilizado para avaliar a qualidade de vida da população paulista e oferece subsídios para que gestores possam propor e acompanhar políticas públicas que contribuam para o desenvolvimento e a justiça social. O Índice é formado por 12 indicadores relacionados a três grandes áreas: riqueza, longevidade e escolaridade. “É um completo sistema de indicador que oferece uma radiografia da situação socioeconômica dos municípios e das regiões administrativas e dá maior agilidade para verificar o andamento da condição de cada município”, explica Schurgelies.

Pelo IPRS, a região administrativa de São José do Rio Preto aparece em primeiro lugar no Estado nos quesitos longevidade e escolaridade. “Mostra para o resto do Estado um exemplo que pode ser dado na efetividade do investimento”, diz Macris.

O prefeito Edinho Araújo destacou os resultados do IPRS, especialmente os relacionados à educação. Também falou dos esforços do Executivo para fortalecer a riqueza local. Para ele, é fundamental o incentivo e apoio aos microempreendedores e o Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) pode auxiliar nas ações desenvolvidas pela Prefeitura para esse setor. “Os dados são importantes para aprimorar os trabalhos.”

O evento realizado em Rio Preto marca o início da itinerância da Assembleia Legislativa para apresentar os dados do IPRS pelo Estado. O presidente da Câmara, coronel Jean Charles Serbeto destaca a importância de Rio Preto ser município pioneiro a recepcionar os integrantes da Alesp. “Começar por aqui mostra a representatividade de nossa região. Além disso, essa ação aproxima o Legislativo Estadual do Poderes Legislativo e Executivo municipais.”