Câmara apoia campanha Destinação Solidária

Campanha prevê destinação de parte do Imposto de Renda para os conselhos da Criança e do Adolescente e do Idoso; doações vão até 28 de dezembro
Câmara apoia campanha Destinação Solidária

Presidente da Câmara faz apelo durante lançamento da campanha: sociedade precisa participar

[28/11/2018]

Vereadores de Rio Preto prestigiaram o lançamento da campanha Destinação Solidária 2018, que prevê a destinação de parte do Imposto de Renda para os conselhos municipais da Criança e do Adolescente e do Idoso. Pela regra, pessoas físicas podem destinar até 6% do imposto que seria pago ao governo federal aos conselhos, enquanto as pessoas físicas podem destinar até 2% do imposto auferido sobre o lucro para os conselhos - sendo 1% para o da Criança e Adolescente e outro 1% para o do Idoso.

O presidente da Câmara, coronel Jean Charles (PMDB), que acompanhou o lançamento da campanha na Prefeitura, fez um apelo para que a sociedade participe. "Vejo que essa ação permanente é que vai gerar resultado, precisamos criar uma cultura. Acho que está na mente das pessoas que é um imposto a mais, mas não é", afirmou.

A vereadora Karina Caroline (PRB) elogiou a campanha e disse que a sociedade precisa participar para aumentar a arrecadação dos recursos destinados aos programas sociais de proteção e amparo às crianças e idosos em situação de vulnerabilidade. "Espero também que o dinheiro chegue rápido às entidades para Rio Preto avançar ainda mais."

Ao todo, estão cadastradas para receber os recursos da Destinação Solidária 31 entidades que prestam assistência aos menores e outras quatro de atendem os idosos em situação de risco. De acordo com o auditor fiscal da Receita Federal Mauro José da Silva, Rio Preto tem potencial de arrecadar até R$ 15 milhões com o programa, mas que em 2017 esse valor ficou em torno de R$ 800 mil. "É um dinheiro que a pessoa vai pagar de qualquer jeito. Mas em vez de ir para o governo federal, fica em Rio Preto".

O auditor citou o exemplo de uma pessoa física que iria pagar R$ 10 mil de Imposto de Renda. "Em vez de pagar os R$ 10 mil para o governo federal, ela pagar R$ 9,4 mil. R$ 600 podem ser revertidos para os fundos da criança e do idoso. Recurso que fica em Rio Preto e beneficia a cidade e suas entidades".

A secretária de Assistência Social, Maria Silvia Fernandes, lembrou que os contadores, ao elaborar a declaração de seus clientes, devem orientar sobre a possibilidade. "A campanha tem de chegar aos contadores, para que possam divulgar e arrecadar mais. Pedimos que todos colaborem. Temos potencial de arrecadar R$ 15 milhões, mas não chegamos nem a 10% desse potencial".

Para mais informações sobre a campanha Destinação Solidária, acesse o site da Prefeitura de Rio Preto - www.riopreto.sp.gov.br - ou diretamente nos conselhos da Criança e do Idoso, que ficam na rua Maximiliano Mendes, 154, bairro Santa Cruz. Telefone 3211-1850