Câmara concede título de cidadão rio-pretense a Jair Moretti

Homenagem feita a secretário de Governo é de autoria do vereador José Carlos Marinho
Câmara concede título de cidadão rio-pretense a Jair Moretti

Honraria concedida a Jair Moretti reconhece os serviços prestados à comunidade

[23/11/2018]

A Câmara de São José do Rio Preto concedeu, na noite desta sexta-feira (23/11), o título de Cidadão Honorário Rio-pretense ao secretário municipal de Governo, Jair Moretti. A homenagem, que cumpre decreto legislativo de autoria do vereador José Carlos Marinho (PSB), reconhece os serviços prestados à coletividade.

Moretti é natural de Votuporanga (SP). Tem formação em Ciências Jurídicas e Sociais e pós-graduação em Direito Civil. É secretário municipal de governo desde 2017. Pelo mesmo período acumula a função de superintendente da RioPretoPrev – autarquia que administra o Regime Próprio de Previdência Social do município. Na cidade, a carreira dele na administração pública reúne inúmeros outros registros. De 2003 a 2008, Moretti foi secretário de governo. De 2001 a 2003, foi diretor-presidente da Emurb (Empresa Municipal de Urbanismo), posição que voltou a ocupar entre 2006 a 2008. Antes disso, atuou na iniciativa privada na área de advocacia e trabalhando em bancos de diversas cidades do noroeste paulista e também em agência na cidade de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.

A sessão solene de homenagem foi presidida pelo vereador Jorge Menezes (PTB). Entre as inúmeras autoridades que participaram da cerimônia estavam o prefeito Edinho Araújo (MDB); o vice-prefeito Eleuses Paiva (PSD); o superintendente do Semae, Nicanor Batista Júnior; os deputados federais eleitos em 2018 Luiz Carlos Motta (PR) e Geninho Zuliani (DEM), secretários municipais e representantes do Poder Legislativo municipal. Na plateia estavam companheiros de trabalho, amigos e familiares do homenageado.

Na tribuna, o vereador José Carlos Marinho destacou a importância do trabalho de Moretti e falou sobre a iniciativa de propor a outorga do título. “É uma honra fazer essa homenagem para você.”

O prefeito Edinho Araújo definiu o secretário de Governo como um homem de “capacidade de trabalho, de vocação pública e de diálogo”. Representando os amigos do homenageado, Nicanor Batista Júnior relembrou a trajetória profissional de Moretti. “Essa homenagem é o reconhecimento de 18 anos de dedicação à vida pública.” E completou: “Rio Preto ganha nesta noite mais um filho. Nascido em Votuporanga, mas rio-pretense de coração”.

O vice-prefeito Eleuses Paiva também fez uso da tribuna e falou sobre a importância da função de Moretti no governo. “Ter trabalhado ao seu lado esses dois anos muito me honrou. Você é imprescindível a todos nós.”

No discurso de encerramento da cerimônia, o homenageado agradeceu aos familiares, vereadores, equipes da RioPretoPrev e da Secretaria de Governo e a honraria recebida. "A maior parte da minha vida eu passei em Rio Preto. Já me considerava rio-pretense, mas faltava o diploma. Agora eu sou rio-pretense e obviamente isso traz responsabilidades, mas eu não fujo delas. Eu assumo a responsabilidade de filho da terra. Serei um rio-pretense trabalhador, dedicado e sempre ao lado de vocês."