Câmara é finalista do Prêmio Boas Práticas Legislativas

Rio Preto ficou em 1º lugar na premiação de 2017. O reconhecimento foi concedido pelas ações administrativas realizadas durante a atual gestão
Câmara é finalista do Prêmio Boas Práticas Legislativas

Ações da atual gestão colocaram Rio Preto entre as finalistas

[09/11/2018]

A Câmara Municipal de São José do Rio Preto é finalista do Prêmio Paulista de Boas Práticas Legislativas, na categoria Gestão Legislativa. A premiação é iniciativa do Movimento Voto Consciente (MVC), Ordem dos Advogados do Brasil Seccional São Paulo (OABSP), Associação Paulista de Escolas do Legislativo e Contas (APEL) e Laboratório de Gestão Governamental.

A premiação será realizada no dia 22 de novembro, na sede da OAB/SP, na capital paulista, durante evento aberto ao público. Rio Preto concorre com as Câmaras de Campinas e do Guarujá na subcategoria Gestão Pública. Em 2017, o município ficou em primeiro lugar na mesma categoria. O prêmio foi concedido pelas ações administrativas realizadas durante a atual gestão.

O Prêmio Paulista de Boas Práticas Legislativas tem como objetivo o reconhecimento de iniciativas de vereadores, servidores públicos de câmaras municipais, escolas legislativas e organizações da sociedade civil empenhados na elaboração e aprovação de projetos e ações capazes de impactar positivamente a realidade municipal.

Para concorrer este ano, servidores elaboraram um documento que aponta o trabalho realizado pela administração da Casa na atual gestão. A implantação e regulamentação do SIC, do e-SIC e da Ouvidoria, com o objetivo de aproximar os cidadãos do Poder Legislativo, foi um dos pontos abordados, assim como a Resolução que racionalizou a produção e o descarte documental, promovendo economia de recursos e a cultura da transparência.

Outra questão abordada pelos servidores foi a troca do sistema de ar-condicionado central por unidades individuais, o que reduziu 20% nos gastos de energia elétrica e aperfeiçoou a aeração ambiental. O sistema de ar-condicionado central apresentava defeitos constantes, além de alto consumo de energia.

Foi criada, neste ano, por meio de Resolução, a Política de Sustentabilidade, que visa a coordenação sistêmica das práticas de economia e de responsabilidade socioambiental na administração. A campanha “Adote um Copo”, em que cada funcionário recebeu uma caneca durável para o consumo de água e café, também ganhou destaque.

Somada a um trabalho de conscientização sobre o descarte de plástico no meio ambiente, a campanha representou uma redução de 37% dos gastos trimestrais com copos descartáveis. Todas essas ações posicionam São José do Rio Preto como finalista da premiação estadual.