CEI do combustível ouve mais três testemunhas

Profissionais das Secretarias de Administração e Serviços Gerais prestaram esclarecimentos aos integrantes da comissão
CEI do combustível ouve mais três testemunhas

Vereadores Anderson Branco, Pedro Roberto e Renato Pupo conduziram as oitivas

[07/05/2019]

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga supostos desvios combustível da garagem municipal entre os anos de 2013 e 2016 ouviu na manhã desta terça-feira (07/05) três depoentes, todos na condição de testemunha.

Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da comissão, o vereador Pedro Roberto (PRP); pelo relator, Anderson Branco (PR), e por Renato Pupo (PSD), membro.

A primeira pessoa ouvida foi Devacir Antonio Zanovello, servidor público concursado lotado na Secretaria de Serviços Gerais. No período investigado pela CEI – 2013 a 2016 – Zanovello era encarregado no órgão e responsável por assinar as requisições de retirada de combustível da garagem municipal. Ele esclareceu que, mediante as requisições assinadas, a retirada do produto era feita por outros funcionários. O combustível ficava em galões de 50 litros e depois distribuídos em recipientes menores, de cinco litros, para abastecer máquinas como roçadeiras, podadeiras, de cortar asfalto, dentre outras. Zanovello esclareceu ainda que a média de uso de combustível era de 50 a 55 litros por dia e que os trabalhos eram realizados de segunda a sexta-feira e eventualmente aos sábados. Em caso de sobra, o combustível era mantido em galões para uso no dia seguinte.

Indagado sobre picos de consumo de combustível detectados, por exemplo, no meses de agosto de 2013 e junho de 2015, o depoente alegou desconhecer o motivo dessa alteração. Também disse não ter conhecimento de que algum funcionário da Secretaria de Serviços Gerais teria utilizado veículo da municipalidade para uso pessoal ou abastecido veículo particular com combustível da administração.

Quem também afirmou desconhecer o uso de veículos municipais por profissionais da pasta foi a segunda testemunha ouvida nesta terça-feira, Marcos Rogério de Castro, servidor concursado que trabalha na Secretaria de Serviços Gerais.

O terceiro depoente do dia foi Paulo Roberto Ribeiro dos Santos, assessor da Secretaria de Administração. Comissionado, ele trabalha desde 2015 na diretoria da frota municipal (formada por aproximadamente 900 veículos), realizando atividades relacionadas à aquisição de combustível e manutenção de veículos.

Quando questionado sobre a forma de controle no abastecimento, Santos esclareceu que até agosto de 2018 toda frota do município era abastecida na garagem municipal. Depois disso, os veículos passaram a ser abastecidos em postos credenciados e as máquinas abastecidas por caminhão comboio. Relatou ainda que em 2015 e 2016 já existia um sistema que permite verificar o consumo específico por veículos e secretarias – e que o mesmo sistema permite que a administração possa identificar eventuais abastecimentos destoantes. A pedido dos vereadores, o depoente se comprometeu a apresentar informações sobre o caso de um veículo identificado com consumo excessivo de combustível e com abastecimentos acima da média, dentre outros documentos.

Assim como as testemunhas ouvidas antes dele, Santos também disse não ter conhecimento de nenhum funcionário da municipalidade que use veículos e combustíveis públicos para fins particulares.