Combate à discriminação racial é tema de evento na Câmara

Encontro reuniu autoridades municipais e representantes do movimento negro
Combate à discriminação racial é tema de evento na Câmara

Autoridades municipais e representantes do movimento negro participaram do encontro

[21/03/2018]

Igualdade, empoderamento da população negra e combate ao racismo foram temas debatidos em evento realizado na manhã desta quarta-feira, 21 de março, no Plenário da Câmara de Rio Preto. As questões foram trazidas à discussão durante encontro que marcou o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

O evento foi realizado pela Secretaria Municipal dos Direitos e Políticas para Mulheres, Pessoas com Deficiência, Raça e Etnia. Participaram do encontro autoridades municipais, representantes do movimento negro e universitários de diferentes instituições da cidade. Entre os convidados a compor a mesa de honra juntamente com a secretária da Mulher, Raça e Etnia, Maureen Cury, estavam o presidente da Câmara, coronel Jean Charles Serbeto; a advogada Melissa Barbosa, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Sociais e da Igualdade Racial da OAB Rio Preto e Altair Pereira, integrante do Conselho Nacional de Pastores Negros.

A programação do encontro contou com palestra de Osvaldo Luis do Nascimento, diretor do Núcleo Empreender da Acirp, a Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto. O objetivo era tratar de questões como empreendedorismo e inclusão do negro no mercado de trabalho, questão sobre a qual a Secretaria de Políticas para Raça e Etnia vem intensificando o debate e as ações. “É preciso fortalecer a questão do trabalho. Há muita exclusão no mercado. Essa é uma área que afeta todas as outras e de onde derivam muitas questões sociais”, explica o pastor Altair, que também é chefe do Departamento de Raça e Etnia do município.

A violência contra a mulher negra também foi abordada pela secretária Maureen Cury. Ela ainda destacou o histórico da pasta que comanda. “É uma secretaria pioneira no Estado, uma das primeiras do País a ter recursos para promover a igualdade.” Maureen também falou da expressividade de se realizar esse tipo de evento e debate em um espaço como a Câmara Municipal. “É importante provocar a discussão nessa casa, que é uma casa de debates.”