Defensoria constata 355 casos de fraudes no 'Minha Casa Minha Vida'

Defensor público Júlio César Tanone entregou à CEV da Habitação cópia de documento com relação de 355 contemplados que venderam ou alugaram unidades habitacionais populares; fraudes podem motivar perda do imóvel; lista já foi encaminhada à Caixa Econômica Federal
Defensoria constata 355 casos de fraudes no 'Minha Casa Minha Vida'

Tanone participou de reunião com membros da CEV

O defensor público do Estado Júlio César Tanone entregou aos vereadores uma lista com 355 nomes de pessoas que estão em situação irregular no programa Minha Casa Minha Vida Rio Preto. Esses contemplados cometeram irregularidades como alugar ou vender as casas recebidas via programa habitacional, prática proibida pelo regulamento e que pode ocasionar a perda da unidade.

A lista - que contém nomes, endereços, CPF e contatos dos irregulares - , formulada por meio de denúncias feitas à Emcop, foi entregue na tarde deste quarta-feira (03/02), durante reunião da Comissão Especial de Vereadores. A comissão foi formada para realização de levantamentos e estudos sobre os contemplados e pessoas esperam por uma unidade habitacional dos programas habitacionais do "Minha Casa Minha Vida", realizados em parceria com a prefeitura de São José do Rio Preto.

“As pessoas buscam tirar vantagem das situações, mas precisam entender que esses atos têm consequências. A CEV tem papel relevante para realizar os levantamentos, apontar esses dados e conscientizar sobre a importância de seguir à risca os critérios de participação nos programas habitacionais”, afirmou Tanone.

Para o vereador Marco Rillo, presidente da CEV, as informações levantadas pela defensoria pública apontam os próximos passos a serem tomados pela comissão.

“Foi esclarecedora a participação do defensor público, com todas as informações que nos trouxe. A seguir, traremos o presidente da Emcop, Antônio Basílio. Constatado o trabalho da empresa no processo de seleção do programa habitacional, que é apenas de triagem, vamos trazer a Caixa Econômica Federal para nos explicar a razão pela qual, cientes dos selecionados em situação irregular, não tomou providências para sanar esse problema e dar oportunidades para outras pessoas que aguardam ser beneficiados pelo Minha Casa Minha Vida”, avalia Rillo.