Diego Mahfouz, o “professor nota 10”, recebe Medalha 19 de Julho

Sessão Solene cumpre decreto do vereador Jean Dornelas
Diego Mahfouz, o “professor nota 10”, recebe Medalha 19 de Julho

Homenageado é reconhecido por seu trabalho como educador

[15/10/2018]

No Dia do Professor, a Câmara de Rio Preto homenageou com a Medalha 19 de Julho e o Diploma de Gratidão da Cidade o “Professor Nota 10”, Diego Mahfouz Faria Lima, responsável pelas mudanças positivas e notórias que promoveu na escola municipal Darcy Ribeiro, no bairro Santo Antônio.

A escola era conhecida pelos altos índices de evasão escolar e conflitos entre alunos, e hoje, com a política de mediação e interação entre família, comunidade, alunos e escola, Diego mudou a realidade da escola e da comunidade. A homenagem é de autoria do vereador Jean Dornelas (PRB).

Diego nasceu em Paranaíba (MS), é pedagogo, pós-graduado em Tecnologias Educacionais, Teorias e Práticas Pedagógicas e Administração Escolar, além de ser reconhecido nacionalmente pelo prêmio "Educador Nota 10", da Fundação Victor Civita, e internacionalmente como finalista do prêmio Global Teacher Prize - em tradução livre, Prêmio Professor Global, considerado o Nobel da Educação.

O autor da homenagem, Jean Dornelas ressaltou a importância do homenageado. "Um jovem professor que tem dado um exemplo magnífico. Nada mais do que justo outorgar a alguém que realmente levou o nome de Rio Preto para o mundo. Através dele conseguimos homenagear vários professores".

A educadora Fábia Nestor Costa, amiga do homenageado destacou a gratidão de seus alunos. "A maior homenagem está no olhar, no olhar que você tem pelas crianças e pelos jovens, um olhar de respeito e gratidão. São gestos pequenos que vemos todos os dias no Darcy Ribeiro, você inspira neles o sentimento de guerreiro, da luta, você é o exemplo deles. Se a gente conseguir mudar uma criança por dia, já é muito e você conseguiu mudar muitas".

O juiz da Vara da Infância e Juventude de São José do Rio Preto, Evandro Pelarim usou a tribuna para elogiar a postura de Diego, "O Diego é aquela pessoa que carrega com ele a confiança, ele acredita na educação, no seu trabalho e nos seus alunos. Ele acredita no que faz".

Depois de receber a medalha e o diploma,  Diego Mahfouz fez uso do tribuna. "O reconhecimento de hoje é muito mais valioso do que qualquer prêmio. O reconhecimento da minha cidade, da minha comunidade. Nada pra mim é mais gratificante do que poder transformar as pessoas".