Ex-diretor financeiro é ouvido pela CEI da Emurb

Gil Fontes, além de ter ocupado o cargo responsável pela gestão administrativo-financeira, também foi presidente interino em duas oportunidades durante a o mandato de Valdomiro Lopes.
Ex-diretor financeiro é ouvido pela CEI da Emurb

[21/05/2018]

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga suspeitas de irregularidades na Empresa Municipal de Urbanismo (Emurb), se reuniu novamente na manhã desta segunda-feira (21/5) para ouvir o depoimento do empresário, que também já esteve à frente da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São José do Rio Preto. Participaram da oitiva Marco Rillo (PT), Celso Luiz de Oliveira Peixão (PSB) e Gerson Furquim (PP).

Gil Fontes assumiu a Emurb em 2013 como presidente interino e, após um mês, passou a ser diretor administrativo-financeiro, função que exerceu até abril de 2016. Nesse ínterim, em 2014, voltou a assumir a presidência por mais quatro meses e na sequência retornou ao posto de diretor.

Segundo a testemunha, naquele período o controle da Área Azul também seguia os relatórios de vendas. “Assim como ainda acontece, a conferência é realizada na tesouraria. Posteriormente, os talões vendidos são substituídos por novos”, contou.

Rillo questionou se a conferência alguma vez foi realizada diariamente ou in loco já que, de acordo com o presidente da comissão, há uma denúncia de que um funcionário da empresa municipal não entregava todo o valor das vendas ao caixa permanente. Sobre o assunto, Fontes afirmou que o Tribunal de Contas do Estado auditou a movimentação. “O TCE não fez nenhum apontamento sobre divergências na tramitação financeira da Área Azul durante minha gestão”, pontuou.

Outro tema abordado pela comissão foi a sindicância aberta no final de 2015 que apurou suposta falsificação de talões. “Alguns apresentavam falhas no número de folhas ou problemas na numeração. Reservamos esse material e averiguamos na gráfica. À época, apuramos que os erros foram corrigidos, porém grosseiramente, então o responsável pelo trabalho foi chamado. Depois, os resultados da sindicância foram encaminhados à DIG”, contou o ex-funcionário da administração municipal. Até o término daquela gestão, a polícia civil não havia terminado a averiguação dos fatos.

Fontes ainda relatou que, em outra oportunidade, um funcionário da gráfica chamou a atenção da diretoria da Emurb em função de pedido de talões com numeração adulterada sem orçamento. “Acionamos mais uma vez a DIG e juntos tentamos realizar um flagrante ao indivíduo que havia se identificado apenas como funcionário, mas houve um desencontro e não conseguimos confirmar o suspeito. Buscando evitar nova tentativa de fraude promovemos um remanejamento de funções”.

Para encerrar o depoimento, Rillo perguntou sobre a queda de mais de 25% na arrecadação da Área Azul em dezembro do último ano. “Sobre 2017 não posso afirmar nada pois não acompanhei os dados, mas em outros anos, no mesmo período, uma curva sazonal para baixo era comum em função do bairro Redentora ser composto basicamente de clínicas médicas que diminuem os dias de funcionamento neste mês”.

A CEI da Emurb foi instaurada na Câmara de Rio Preto na primeira sessão ordinária de 2018 e tem prazo de conclusão definido para o início de junho.

Comunicação/Câmara Municipal