Conferência sobre População de Rua será realizada nesta quarta

O evento será realizado pela Câmara de Rio Preto no dia 13 de agosto. Entidades e munícipes interessados já podem fazer sua inscrição.

Por meio do Projeto de Resolução nº 10/2014, aprovado durante a 5ª e 6ª Sessões Extraordinárias do ano, a Mesa de Diretora da Câmara de Rio Preto deu início à formatação da “1ª Conferência Livre sobre População em Situação de Rua”. A iniciativa é do vereador Maurin Ribeiro (PcdoB).

Vereadores, assessores políticos, funcionários do Legislativo e Executivo e representantes de entidades já se reúnem para organizar o evento, agendado para o dia 13 de agosto, a partir das 8h, na Câmara.

Os vereadores integrantes das Comissões Permanentes de Assistência Social, Defesa da Cidadania, Segurança, Usos e Costumes e Direitos Humanos da Câmara Municipal comandam a organização. O objetivo é buscar soluções para o enfrentamento da questão pelas autoridades envolvidas, a implementação de políticas públicas, estabelecendo diretrizes e rumos que possibilitem a integração dessas pessoas às suas redes familiares e comunitárias, além do acesso pleno aos direitos garantidos aos cidadãos.

Serão convidados para o evento membros de órgãos públicos e privados, entidades representativas de diversas categorias, população em situação de rua e demais interessados no tema. As despesas decorrentes da execução do evento correrão por conta de verba própria do orçamento da Câmara Municipal.

Três palestrantes irão abordar o tema na primeira parte da Conferência. São representantes do Movimento Nacional da População de Rua, Pastoral Nacional dos Moradores de Rua e Centro de Defesa da População de Rua.

No período da tarde, os participantes serão divididos em grupos temáticos para debater a situação na cidade. Levantamentos realizados pela Secretaria de Assistência Social e Pastoral do Povo da Rua de Rio Preto indicam que a cidade tem até 270 pessoas em situação de rua.

CREDENCIAMENTO

Os interessados em participar da 1ª Conferência Livre sobre População em Situação de Rua podem fazer o credenciamento antecipadamente pelo e-mail conferencia@camarariopreto.com.br, enviando o nome completo, um número para contato e nome da entidade, se estiver participando como representante. Também é possível fazer a inscrição no dia do evento.