Luiz Donizete Caputo recebe título de Cidadão Honorário

O sacerdote foi coordenador da Cáritas Diocesana e do Conselho de Presbíteros. Desde 2003, está à frente da paróquia e do serviço social São Judas Tadeu.
Luiz Donizete Caputo recebe título de Cidadão Honorário

Luiz Donizete Caputo foi ordenado presbítero em 1986 com o lema “Estar com o povo, no meio do povo”. Há 15 anos coordena o Serviço Social São Judas Tadeu, em Rio Preto.

[14/06/2018]

A Câmara de São José do Rio Preto realizou na noite desta quinta-feira (14/6), a outorga do título de Cidadão Honorário Rio-pretense ao padre Luiz Donizete Caputo. A honraria é fruto do projeto de Decreto Legislativo nº 1.264, proposto pelo vereador José A. Lagoeiro e aprovado pelo plenário em fevereiro deste ano.
Aos 60 anos de idade e natural de Cosmorama, o reverendo é filho de Miguel (in memorian) e Olívia. Cursou os ensinos médio e fundamental na zona rural da cidade em que nasceu e também em Tanabi e São Joaquim da Barra. Já a formação acadêmica e seminarística teve início em Ponta Grossa – PR e terminou em São Paulo.
Ordenado diácono em 85 e presbítero em 86, esteve à frente de quatro comunidades na capital, em Nhandeara e Guaíra. Na diocese de São José do Rio Preto, foi coordenador da Pastoral do Dízimo, da Cáritas Diocesana, do Conselho de Presbíteros e integrou a Equipe de Coordenação Diocesana de Pastoral. Desde 2003, é pároco da Paróquia Santuário São Judas Tadeu, em Rio Preto, onde também coordena o Serviço Social São Judas Tadeu, entidade com mais de 50 anos de história e por onde já passaram mais de 16 mil crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
Hoje, cerca de 400 jovens são atendidos diariamente por meio de ações educativas complementares e de fortalecimento de vínculos, como oficinais socioculturais, reflexivas, lúdicas, de artesanato, música e robótica. Além do acompanhamento de psicólogas, pedagogas e assistentes sociais que preparam os educandos para o mercado de trabalho e para vida.
Entre as conquistas que são destaque na administração do padre estão parcerias com empresas privadas e públicas, a ampliação do atendimento aos educandos e a criação do “Conselho Fiscal” da Festa das Nações — que em 2018 celebrou a 24ª edição e marcou recorde de visitantes. “Os convênios assinados com as secretarias municipais de Assistência Social e Educação, e com as secretarias estaduais de Desenvolvimento Social e de Meio Ambiente atestam nossa transparência e o comprometimento com o trabalho realizado. É um combate diário, mas como disse o apóstolo Paulo, um bom combate. Amo essa cidade e agora tenho uma responsabilidade extra. Seguirei empregando amor", disse o homenageado.
Acompanhado da mãe, Olívia Pereira Caputo, sensibilizou e entusiasmou o público que compareceu para prestigiá-lo. A plateia assistiu atenta aos discursos proferidos da tribuna e as canções entoadas pela banda do serviço social. Bolero de Ravel e a Nona Sinfonia de Beethoven foram alguns dos clássicos escolhidos pelo maestro Jurandyr Passoni para o repertório da noite.
A sessão solene foi conduzida pelo presidente da Câmara, Cel. Jean Charles Serbeto, e a mesa de honra contou ainda com os deputados estaduais Vaz de Lima e João Paulo Rillo, Ivani Vaz de Lima, o secretário municipal de Serviços Gerais, Ulisses Ramalho, o ex-vereador Aparecido Capello e o assessor de comunicação da entidade, André Botelho. Somando, os vereadores Pedro Roberto Gomes e Marco Rillo acompanharam a celebração.