Ministro anuncia estudos para implantação de instituto federal em Rio Preto

Anúncio foi feito durante enceramento do evento FDNE em Ação; instituto deve funcionar do prédio do antigo Cefam
Ministro anuncia estudos para implantação de instituto federal em Rio Preto

Ministro fez anúncio de instituto federal durante evento do FDNE

[20/04/2017]

O ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciou nesta quinta-feira, início do projeto para implantação de um campus do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia em Rio Preto. O anúncio foi feito durante o encerramento do evento FDNE em Ação, que reuniu no Teatro Paulo Moura centenas de prefeitos, técnicos e gestores da área educacional de todo o Estado de São Paulo, cujo objetivo é estreitar as relações do Ministério da Educação com os municípios.

"Com autorização do presidente Michel Temer demos início ao projeto de implantação de um instituto federal em Rio Preto", afirmou o ministro, que, porém, não deu prazo para início do funcionamento, nem valor do investimento e número de beneficiados. "Tudo vai depender dos estudos técnicos, que têm início imediado", disse o ministro. De acordo com o prefeito Edinho Araújo (PMDB), o instituto funcionará no prédio do antigo Centro de Formação do Magistério (Cefam), no Jardim Congonhas.

Durante seu discurso, o ministro falou ainda dos problemas enfrentados pela educação de base e de nível médio no País. "Nos últimos seis anos, de 2010 a 2016, aumentamos mais de três vezes os investimentos em nível superior em relação ao nível básico. Temos de inverter essa relação. Na base é onde nascem os problemas. Apenas 11% das crianças no terceiro ano do fundamental têm o desempenho máximo. A alfabetização na base tem de ser plena".

Sobre o nível médio, o ministro considerou ser "uma tragédia" a educação brasileira. "Reconheço ser uma tragédia o nível básico no Brasil. Temos 8 milhões de jovens nessa faixa etária e 2 milhões não estudam, seja por motivo de trabalho ou outros. O desempenho em português e matemática é pior do que 20 anos atrás. Regredimos. Para enfrentar o problema, é preciso reconhecê-lo. É o que estamos fazendo para avançar."

Já na entrevista coletiva após o encerramento do evento, o ministro descartou retomar o programa Ciências sem Fronteiras, que dava bolsas de estudos para adolescentes no exterior. "Não vamos retomar. É um custo alto até para países de primeiro mundo, o que dizer para o nosso, com tanta carência no ensino básico."

Participaram do evento com o ministro o prefeito Edinho Araújo, o presidente da Câmara, coronel Jean Charles (PMDB), os secretários de Estado Rodrigo Garcia (Habitação) e Renato Nalini (Educação), os deputados estaduais Orlando Bolçone (PSB), Itamar Borges (PMDB) e Sebastião Santos (PRB), entre outros.