Projeto visa cadastrar currículos de pessoas com deficiência

O Projeto de Lei nº 190/13, da vereadora Alessandra Trigo (PSDB), foi aprovado em segunda discussão na 34ª Sessão Ordinária.

O projeto autoriza o Poder Executivo a criar o Programa de Cadastro de Pessoas com Deficiência em busca de oportunidades de trabalho.

A implantação e a gestão deste Programa serão executadas pelas Secretarias Municipais do Trabalho e dos Direitos e Políticas Públicas para Mulheres, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia.

De acordo com a proposta, o cadastro deverá conter todas as informações necessárias para a inclusão dos profissionais no mercado de trabalho, podendo as empresas ou órgãos interessados consultá-lo gratuitamente, mediante apresentação do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica.

Todo o conteúdo objeto do Programa e respectivo cadastro deverão ficar disponibilizados na sede das Secretarias gestoras do sistema, bem como em suas páginas da Internet, desde que autorizado pela pessoa com deficiência.

“Sabe-se que uma das maiores dificuldades vivenciadas pela pessoa com deficiência é a sua inclusão no mercado de trabalho. Dessa forma, precisamos adotar mecanismos que contribuam para que elas consigam galgar oportunidades”, afirma a autora do projeto.

A vereadora lembra que é possível minimizar as dificuldades de inclusão criando no Município o banco de dados. A proposta segue, agora, para sanção ou Veto do Prefeito Municipal.