Secretário-Executivo do Plano Nacional do Livro visitará a Câmara

José Castilho Marques Neto estará na Câmara Municipal de Rio Preto no próximo dia 24 de agosto

José Castilho Marques Neto, Secretário-Executivo do PNLL (Plano Nacional do Livro e Leitura), estará na Câmara Municipal de Rio Preto no próximo dia 24 de agosto. O professor da Unesp graduado e doutor em Filosofia pela USP e docente da Faculdade de Ciências e Letras do campus de Araraquara, e Diretor-Presidente da Fundação Editora da Unesp, atende ao convite da vereadora Celi Regina (PT). A palestra será a partir das 19 horas.

Lançado em 2006, o Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL) estabeleceu um prazo de três anos para estados e municípios desenvolverem seus respectivos planos. Porém, várias cidades ainda não iniciaram o debate sobre esta importante ferramenta de desenvolvimento social. O PNLL está estruturado em quatro eixos, que se subdividem em metas com prazo até 2020. Os eixos são: democratização do acesso, fomento à leitura e à formação de mediadores, valorização da leitura e comunicação, e apoio à criação e consumo de bens de leitura.

A vereadora Celi Regina (PT) entende que a vinda de José Castilho é um esforço para colocar na pauta da cidade a discussão para elaboração do Plano Municipal do Livro e Leitura. E, segundo a parlamentar, a elaboração do Plano de Rio Preto precisa ser aberta a todos os atores envolvidos na questão do livro e toda a sociedade organizada que queira se pronunciar. "Se queremos incentivar as crianças a terem gosto pela leitura precisamos o estimular o acesso, além de fortalecer os trabalhadores nas bibliotecas e escolas", diz.