Testemunhas falam em “promessa” de casas pela Emcop

Alessandra e Analice alegam ter ficado frustradas por não terem sido sorteadas, mesmo após o ex-presidente da Emcop ter supostamente garantido o imóvel às duas candidatas
Testemunhas falam em “promessa” de casas pela Emcop

Testemunha participa de reunião da Comissão

Em depoimento à CEV da Habitação, nesta quinta-feira (28/04), duas rio-pretenses que participaram do processo de seleção das casas populares do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, afirmaram ter participado de reuniões com José Antônio Basílio, durante as quais o ex-presidente da Emcop teria “prometido” que elas estariam entre os contemplados.

Alessandra Rosa Braga, que sofre de esclerose múltipla há seis anos, declarou que foi orientada por Basílio para que o marido deixasse de fazer horas extras no trabalho, com a finalidade de ser enquadrada no critério de baixa renda.

“Ele está desde janeiro sem fazer horas extras, então estamos com uma renda menor nesses meses. Tínhamos a expectativa de conseguir a casa no Solidariedade, porque o Basílio chegou a falar até que iria tomar um café comigo na casa nova”, contou.

A mesma situação foi repetida por Analice Gomes Lamero em depoimento aos vereadores Marco Rillo (PT), presidente da CEV, Jean Charles Serbeto (PMDB), Carlão dos Santos (SD) e Alessandra Trigo (PMDB).

“Ele afirmou que iria pessoalmente escolher uma casa para mim, entre as que estavam sendo devolvidas no (conjunto habitacional) Lealdade e Amizade, e que depois iria fazer uma visita e tomar um café na minha casa”.

Segundo Analice, a “promessa” foi feita depois que ela realizou a inscrição para a seleção e teve que retornar “várias vezes” ao Centro de Eventos, já que os responsáveis pelo cadastro alegavam falhas na documentação. A testemunha sugere que houve desorganização durante o processo.

“Tentei retirar três vezes o nome do meu ex-marido no cadastro, mas eles não conseguiam. Então, pediram para eu ir até a Emcop. Lá, não encontravam meus documentos e chegaram a falar que eu não tinha feito a inscrição. Falei que não iria embora e, depois de muito tempo, encontraram meus documentos”, declarou.

Em depoimento à CEV no dia 20 de abril, Basílio negou que tenha feito promessas ou qualquer outra ação com cunho político em reunião com possíveis contemplados. "Essa reunião chamou a atenção, causou essa celeuma, pela proximidade do processo eleitoral. Não houve intenção eleitoreira, foram reuniões técnicas", disse o ex-presidente da Emcop, que é pré-candidato a vereador pelo PSB.

Em depoimentos aos membros da CEV da Habitação, ele afirmou que convidou cerca de "200 a 300 famílias" para orientações a respeito do processo seletivo, documentação, entre outras questões relacionadas ao sorteio.

O próximo passo da Comissão, que deve pedir prorrogação para continuação dos trabalhos, será convocar os motoristas da Emcop para prestar depoimentos sobre a movimentação nos dias em que foram feitas as reuniões.