TV Câmara abre sinal em caráter experimental

Para acompanhar a programação da TV Câmara em sinal aberto basta sintonizar sua televisão no canal 61.4; retransmissão pelo canal 4 da NET segue normalmente
TV Câmara abre sinal em caráter experimental

Pauléra e Marcondes conhecem instalações da TV Câmara, que agora transmite em sinal aberto

Técnicos da Hitachi e da Câmara finalizam montagem do transmissor da TV Câmara, que já abriu seu sinal, em caráter experimental, para toda comunidade rio-pretense. Para sintonizar a programação da televisão legislativa, o telespectador deve colocar no canal 61.4. Até então, o sinal da TV Câmara era retransmitido apenas em canal fechado, o 4 da NET, que continua no ar.

Na manhã desta segunda-feira, o presidente da Câmara, Fábio Marcondes (PR), e o presidente da Comissão de Comunicação, Paulo Pauléra (PP), estiveram nas instalações (antena e transmissor) da TV Câmara para conhecer os equipamentos e dar o pontapé inicial nas transmissões em sinal aberto. Como o transmissor ainda está em fase de regulagem e testes, alguns problemas ainda podem acontecer.

Para os vereadores, a abertura do sinal é uma maneira de aproximar ainda mais a Câmara dos cidadãos, bem como dar oportunidade de praticamente 100% das residências rio-pretenses conhecerem melhor os trabalhos legislativos. "É a democratização da informação", resumiu Marcondes, que concluiu a abertura do sinal iniciada na gestão de Pauléra.

Os novos equipamentos foram comprados no final de 2014. O lote 1, que previa a compra de equipamentos de infraestrutura completa para a estação de transmissão do sinal aberto digital da TV Câmara, com fornecimento de material de serviços de instalação e manutenção, foi vencido pela Sistel Comércio e Serviços Eletro-eletrônicos, por R$ 1,42 milhão.

Já o lote 2, que contemplou equipamentos de transmissão para a TV Câmara, como o transmissor, foi vencido pela Hitachi Kokusai Linear Equipamentos Eletrônicos, por R$ 945 mil.

Como sintonizar

Se sua TV for antiga, basta conectar um conversor digital, à venda em qualquer loja de eletroeletrônicos e até em grandes supermercados. É preciso ainda uma antena UHF interna ou externa. Se sua TV já for digital, basta procurar no seu controle remoto, no menu, a opção "buscar canais." Se a busca encontrar apenas uma ou duas emissoras, acrescente ao número 61 o ponto 4, para ficar 61.4. A TV digital não dispensa a antena UHF convencional. Além dos aparelhos televisores, é possível sintonizar a TV Câmara por meio de tablets, smartphones e computadores com recursos para receber o sinal digital.