Vereador se reúne com secretário e cobra melhorias em pontos de ônibus

Encontro debateu possibilidades de melhorias em pontos de ônibus, como colocação de assentos e coberturas
Vereador se reúne com secretário e cobra melhorias em pontos de ônibus

Reunião entre vereador, membros da ACP e representantes do Trânsito

[01/03/2018]

O vereador Pedro Roberto (PR), presidente da Comissão de Cidadania da Câmara de Rio Preto, se reuniu na manhã desta quinta-feira com o secretário de Trânsito, Marcos Apóstolo, e com o coordenador da Mobilidade Urbana, Amaury Hernandes, para debater a situação dos pontos de ônibus em Rio Preto.

Uma das cobranças da Comissão de Cidadania é que sejam colocados assentos e coberturas ao menos nos pontos de ônibus com maior fluxo e demanda de usuários de ônibus, como em frente a prédios públicos, escolas, unidades de saúde e aqueles de maior movimento.

O vereador chegou a sugerir que a Secretaria de Trânsito utilize a serralheria da Secretaria de Serviços Gerais para produzir os pontos, o que, na avaliação de membros da comissão, poderia reduzir os custos. A estimativa é que um ponto de ônibus custe em média R$ 7 mil.

"Queremos que seja estabelecido critérios. Por que alguns pontos têm bancos e cobertura e outros não? Como são feitas essas escolhas?", questionou o vereador, que estava acompanhado de membros da Associação de Proteção da Cidadania.

Outro lado

O secretário de Trânsito e o coordenador da Mobilidade informaram que atualmente em Rio Preto existem cerca de 2 mil pontos de ônibus, e que 420 deles são possuem bancos e cobertura. O critério para a escolha, segundo os representantes do Trânsito, são os de maior fluxo, de acordo com o Centro de Controle de Ônibus (CCO) operado pelo Consórcio Riopretrans.

Hernandes informou ainda que o projeto de mobilidade urbana atualmente em andamento no município prevê a instalação de 112 novos pontos de ônibus padronizados, com assentos e cobertura, nas avenidas e ruas por onde passarão os corredores de ônibus. "E nesses locais, onde já tinham pontos, eles serão retirados, reformados e colocados em outros locais, ainda a definir", afirmou o coordenador da Mobilidade.

Outra situação debatida foi a possibilidade de empresas adotarem pontos de ônibus para melhorias e manutenção, em troca de eventual publicidade, já que lei municipal, de 2000, permite a prática. Os representantes do Trânsito ficaram de avaliar a possibilidade e a viabilidade da proposta, já que seria necessário abrir chamamento público para escolha de empresas interessadas.

Ao final da reunião, o secretário e o coordenador da mobilidade ficaram de fazer um levantamento dos locais exatos de onde já existem pontos com cobertura e assento e informar os membros da Comissão de Cidadania, bem como fazer "estudos" sobre a possibilidade de ampliar as melhorias reivindicadas. A curto prazo, porém, o secretário descartou abertura de licitação e novos investimentos, uma vez que não existiriam recursos disponíveis no orçamento da pasta.

Comunicação/Câmara Municipal