Ferramentas Pessoais

Vereadores aprovam criação de Diretoria do Bem-Estar Animal

Proposta do Executivo cria um cargo de diretor; vereadores aprovaram também comissão para estudar situação dos carroceiros em Rio Preto
Vereadores aprovam criação de Diretoria do Bem-Estar Animal

Cláudia de Giuli emplacou comissão para estudar situação dos carroceiros em Rio Preto

[02/05/2017]

Os vereadores de Rio Preto aprovaram na sessão desta terça-feira projeto de lei complementar do Executivo que cria, dentro da estrutura da Secretaria de Saúde, a Diretoria do Bem-Estar Animal, que tem por objetivo estabelecer políticas públicas voltadas aos animais em situação de abandono. Além da estrutura, a proposta cria  um cargo de diretor, de livre nomeação e exoneração do prefeito.

A proposta atende antiga demanda de ativistas ligados à causa animal, como a vereadora Cláudia de Giuli (PMB), que estima em mais de 20 mil o números de cães e gatos em situação de abandono em Rio Preto. Além da criação da diretoria, os vereadores aprovaram outro projeto ligado à causa animal, o que cria uma Comissão Especial de Vereadores para apurar a situação dos carroceiros em Rio Preto.

De autoria de Cláudia de Giuli, a CEV vai analisar a situação de veículos de tração animal e também possíveis atos de abandono, maus tratos e crueldade contra cavalos. A vereadora disse que a intenção é encontrar alternativas de emprego para os carroceiros, para que no futuro seja proibido o uso de cavalos para trabalho pesado no perímetro urbano da cidade.

Ainda na sessão desta terça, os vereadores aprovaram propostas de José Carlos Marinho (PSB) que obriga a CPFL a construir calçadas na área de linhões de transmissão de energia elétrica; de Jean Charles (PMDB), que institui o 15 de junho como dia de conscientização e combate à violência contra o idoso; de Fábio Marcondes (PR), que obriga estabelecimentos públicos e privados a inserir nas placas de atendimento preferencial o símbolo mundial do autismo e de Anderson Branco (PR), que muda do terceiro para o segundo sábado do mês de agosto o dia reservado para as comemorações do Dia do Evangélico.

Comunicação/Câmara Municipal

Ações do documento
Câmara Municipal de São José do Rio Preto
Rua Silva Jardim 3357 - CEP 15010-060
São José do Rio Preto / SP - ver mapa
Fone (17) 3214-7777 | Fax (17) 3214-7788