Vereadores aprovam LDO para 2017 com todas as emendas

Proposta das diretrizes orçamentárias foi aprovada em primeira e segunda discussão, com todas as 49 emendas de vereadores; na tribuna livre, comandante do Águia, major André Luiz Paes, falou sobre trabalho sustentável que desenvolve à frente da Base de Radiopatrulha Aérea
Vereadores aprovam LDO para 2017 com todas as emendas

Major Paes falou sobre trabalho sustentável à frente da Base de Radiopatrulha Aérea de Rio Preto

Os vereadores de Rio Preto aprovaram, nas duas sessões realizadas nesta terça-feira, o projeto de lei que estabelece as diretrizes orçamentárias para 2017. A votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias é a primeira etapa de um processo que procura nortear as ações administrativas e o planejamento municipal para curto prazo. Depois da LDO, é votada a Lei Orçamentária Anual (LDO) e, a cada quatro anos, é discutido o Plano Plurianual (PPA), que estabele as prioridades do município a longo prazo.

“A continuidade dos processos é fundamental para a concretização do desenvolvimento que tanto almejamos para nosso município”, afirma o prefeito Valdomiro Lopes na justificativa do documento, que teve as 49 emendas apresentadas pelos vereadores aprovadas em bloco. Em sua maioria, as emendas pedem o recapeamento de vias. Confira aqui a íntegra do projeto e as emendas.

Foram aprovados ainda outros quatro projetos do Executivo. São eles: que autoriza a realização de permute de imóvel público com outro de propriedade de Baltazar Alves de Paula; que autoriza doação de rede de energia elétrica do Parque Tecnológico Orlando Bolçone à CPFL; que abre crédito suplementar de R$ 113,5 mil no orçamento para convênio do município com o Detran e que autoriza concessão de imóvel público à Associação Espírita Rancho de Luz Paulino Garcia.

De iniciativa parlamentar, foi aprovada proposta de Cesar Gelsi (PSDB) que inclui no calendário do município a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. O projeto de Fábio Marcondes (PR) que obriga presença de brigada de bombeiro civil em locais de grande circulação foi prejudicado pela ausência do autor.

Do Executivo foram adiadas duas propostas. Ambas concedem utilidade pública às entidades Sociedade Instrução e Socorros (SIS), mantenedora do colégio Agostiniano São José e à Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais Central Brasileira.

Polícia sustentável

A Tribuna Livra foi ocupada pelo major da Polícia Militar André Luiz Paes, comandante da Base de Radiopatrulha Aérea de Rio Preto, responsável pelas operações do helicóptero Águia 16. Além de se apresentar à comunidade, já que ocupa há menos de um ano o posto de comando, o major falou sobre o trabalho desenvolvido na base, que consiste no combate à criminalidade, com rondas ostensivas e defensivas, bem como operações de resgate, salvamento, combate a incêndios e transplante de órgãos.

O major destacou ainda a atuação sustentável da base que comanda, que conta com coleta seletiva e separação de resíduos, uso racional de material descartável bem como utilização parcial de sistema de iluminação a base de energia solar. "Recebemos mais de 800 crianças em um ano para conhecer a base. E para cada uma delas pedimos que leve uma latinha de alumínio. O resultado é que conseguimos, a partir disso, doar uma cadeira de rodas para a Apae de Nhandeara, que estava precisando", afirmou Paes.

Ao final da sessão, o vice-presidente Márcio Larranhaga (PSC) convocou duas sessões - ordinária e extraordinária - para a próxima quinta-feira (30/6).