Vereadores aprovam orçamento e antecipação da sessão de posse

Antes da sessão, presidente Fábio Marcondes pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do desastre aéreo que matou 75 pessoas na Colômbia, entre elas o jornalista Deva Pascovicci
Vereadores aprovam orçamento e antecipação da sessão de posse

Marcondes pediu minuto de silêncio em homenagem a vítimas de desastre aéreo na Colômbia

[29/11/2016]

Os vereadores de Rio Preto aprovaram, nas sessões ordinária e extra desta terça-feira (29), o orçamento do município para 2017, no valor de R$ 1,8 bilhão. Junto com o projeto, foram incorporadas 47 emendas de autoria dos parlamentares remanejando recursos para obras ou serviços que consideram essenciais. Aprovado em segunda discussão, pelo mérito, o projeto segue para sanção do prefeito Valdomiro Lopes (PSB), que pode inclusive vetar as emendas. Confira aqui a íntegra do orçamento 2017 e as emendas aprovadas pelos vereadores.

Foi aprovado ainda, em primeira e segunda discussão, projeto de resolução do vereador Jean Charles (PMDB) que altera o Regimento Interno da Câmara para antecipar o horário da sessão de posse das 19 horas para as 10 horas do dia 1º de janeiro. Os vereadores aprovaram ainda a legalidade de emenda à Lei Orgânica, no mesmo sentido. Como se trata de alteração na Lei Orgânica, é necessário interstício de 10 dias para a votação no mérito. Isso porque, em 2014, a vereadora Alessandra Trigo (PSDB) alterou o regimento e a LOM transferindo a sessão de posse para as 19 horas. Jean disse na justificativa dos projetos que a posse pela manhã é uma "tradição."

Foram aprovados ainda os seguintes projetos:

De Fábio Marcondes (PR), que institui o dia municipal do Bombeiro Civil;

Do Executivo, aprova plano de aplicação de recursos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, prevendo repasse de R$ 66,4 mil à Comunidade Terapêutica Só por Hoje;

Do Executivo, autoriza concessão administrativa de área pública em favor da Sociedade Instrução e Socorros (SIS), para o desenvolvimento de atividades assistenciais;

Da Mesa Diretora, que cria o Estatuto da Escola do Legislativo da Câmara Municipal;

Minuto de silêncio

Antes do início da sessão, o presidente da Câmara, Fábio Marcondes, pediu um minuto de silêncio em homenagem às 75 vítimas do acidente aéreo na Colômbia, que vitimou, entre outros, 21 jornalistas e toda a delegação do time de futebol Chapecoense, que disputaria a final do campeonato Sul-Americano contra o Nacional de Medelin. Entre os mortos, dois rio-pretenses: os jornalistas Deva Pascovicci e Lilácio Pereira Júnior. O vereador Renato Pupo (PSD) também usou o microfone de apartes para prestar homenagem às vítimas, em especial aos dois jornalistas rio-pretenses.