Brasão da cidade de São José do Rio Preto

CEV da Saúde apresenta relatório dos trabalhos

A Comissão Especial de Vereadores abordou os principais problemas na área da saúde apontados por munícipes
Visualize fotos

A Comissão Especial de Vereadores (CEV) que analisa o atendimento na rede pública de saúde em São José do Rio Preto realizou audiência nesta terça-feira (24/09), com participação do secretário municipal da Saúde, Aldenis Borim.

Com a conclusão dos trabalhos, a  CEV, composta pelos vereadores Jean Dornelas (PSL), presidente, Celso Luiz de Oliveira Peixão (PSB), relator, Cláudia De Giuli (PMB), Pedro Roberto (PRP) e José Carlos Marinho (PSB),  apresentou o relatório dos estudos para o secretário.

Durante um ano, desde a criação da Comissão, em agosto de 2018, os vereadores visitaram unidades de saúde do município e conversaram com munícipes para conhecer a realidade do atendimento e as principais reivindicações da população.

Entre as questões abordadas durante a audiência, estavam a demanda reprimida de exames, a fila de espera para os procedimentos, a situação da dengue no município, o quadro de pessoal e o fornecimento de medicamentos para os pacientes, além da utilização das unidades de saúde por habitantes de outros municípios.

Sobre a alta demanda dos serviços da rede pública de saúde, Aldenis Borim afirmou que está em andamento um recadastramento entre os rio-pretenses, com o objetivo de garantir o atendimento somente para moradores de Rio Preto. O secretário afirmou, ainda, que a aquisição de equipamentos e estrutura própria para exames de sangue e de alta complexidade reduziu significativamente a espera pelos procedimentos.

"O tempo de espera para exames de sangue, que era de quatro meses, agora é de vinte dias", declarou.

Em relação à dengue, Borim ressaltou que há um trabalho incessante para o controle da doença na cidade, com a limpeza das ruas e terrenos e atuação dos agentes de saúde. Sinalizou que, dentro de alguns anos, a vacina contra a dengue deve ser uma grande aliada para o município, mas que é necessário continuar combatendo o aedes aegypti, transmissor de outras doenças, como a zika e a Chikungunya.

Entre as ações da secretaria para agilizar o atendimento aos munícipes e o acesso aos medicamentos, está o desenvolvimento de aplicativo de comunicação com a população.

A audiência será reexibida durante a programação da TV Câmara, no canal 4 da NET e 28.2 em sinal aberto digital.

Comunicação / Câmara Municipal





Publicado em: 24/09/2019 00:00:00

Publicado por: Imprensa