A Câmara Municipal realizou na noite desta sexta-feira (20) Sessão Solene de outorga da Medalha 19 de Julho e do Diploma de Gratidão da Cidade de São José do Rio Preto para o advogado e historiador Giovanni Spirandelli da Costa, conforme Decreto Legislativo nº 1.277 de 27 de fevereiro de 2019, de autoria do Jean Charles Serbeto (MDB).
A mesa foi composta pelo vereador Fábio Marcondes (PL) que presidiu a sessão; a esposa Mariê Katsuta Spirandelli da Costa; pelo pai do homenageado, Paulo Baptista da Costa; pela vereadora Karina Caroline (PRB), por amigos, autoridades militares, dos poderes Judiciário, Executivo e entidades representativas. "Graças ao seu trabalho incansável de preservar e valorizar as pessoas e momentos importantes, a História não será esquecida.", afirmou o amigo Luis Antônio Lavia.
O homenageado é membro da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC, sigla com as iniciais dos estudantes mortos após manifestação contra a Revolução de 1932: Mario Martins de Almeida, Euclides Miragaia, Dráusio Marcondes de Sousa e Antônio Camargo de Andrade. Fundador e Curador do Museu MMDC em São José do Rio Preto – “Tenente Antônio dos Santos Galante”, sua trajetória é marcada por preservar a memória desse período histórico País. "Desde 2000, acompanho a trajetória de Giovanni e esforço em manter viva a História que precisa ser contada e recontada, principalmente, para os mais jovens", disse Serbeto.
Spirandelli acumula 23 medalhas de reconhecimento concedidas por vários municípios brasileiros e, de Portugal, recebeu a Medalha Comemorativa do Patronato da Real Casa da Geórgia, registrada no número 128/2011, na Cidade de Évora. Outras homenagens são a Medalha Constitucionalista, reconhecida pelo Decreto Estadual nº 29.896 de 10/5/1989, outorgada em 9 de julho de 2005 e Medalha Synésio de Mello e Oliveira, reconhecida pelo Decreto Estadual nº 50.657, 31/3/2006.
A cerimônia contou com o acompanhamento musical ao piano da filha do homenageado, Sofia Spirandelli. E foi se inspirando nos filhos, Sofia e Artur, que Spirandelli deixou a sua mensagem de agradecimento. "Nossa vida tem um propósito, devemos encontrar esse propósito e sermos úteis. Não se esqueçam de Deus, dos valores familiares, dos seus antepassados, da nossa História, do nosso povo e das nossas tradições. Só assim conseguiremos progredir como seres humanos.", finalizou.
O homenageado
Giovanni Spirandelli da Costa é natural de Uberlândia/MG, tem 49 anos e veio com a família para São José do Rio Preto com dois anos de idade. Graduado em Direito; pós-graduado em Direito Civil e Processo Civil, especialista em Processo Civil com licenciatura e pós-graduação em História. Na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) foi coordenador na Sala da Justiça do Trabalho, diretor do Jornal da OAB, além de presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de São José do Rio Preto, exerceu atividades profissionais no Sindicato dos Trabalhadores Domésticos e na Comissão de Programas de Desenvolvimento Tecnológico da Prefeitura Municipal.
Comunicação/Câmara Municipal
Publicado em: 20/09/2019 00:00:00
Publicado por: Imprensa