A Câmara de Rio Preto, por meio da Comissão de Obras e Serviços Públicos, realizou na manhã desta quarta-feira (18) duas audiências públicas para debater projeto de lei do Executivo que autoriza o funcionamento de bares, restaurantes e estacionamentos no bairro Vila Redentora - hoje exclusivamente residencial. Por unanimidade, todos os participantes do debate - vereadores, moradores e comerciantes - se mostraram favoráveis ao projeto.
Dos vereadores que estavam presentes - José Carlos Marinho (PSB), Marco Rillo (PT), Karina Caroline (PRB), Paulo Pauléra (PP), Fábio Marcondes (PL) e Pedro Roberto (Patriota) - todos lembraram que a Redentora, há anos, passou por transformações que tornaram a aprovação do projeto "irreversível".
Já o representante do Executivo, o chefe do departamento de fiscalização da Secretaria da Fazenda, Pedro Oliva, disse que "vários estabelecimentos precisam de uma decisão legal", já que funcionam hoje sem alvará, correndo o risco de multas e até de fechamento. "Estamos preocupados. Correm o risco de serem fechados, investimentos serem destruídos, empregos perdidos. Houve uma alteração da vocação do bairro. E os moradores que ficaram estão protegidos, pois a lei tem regras em relação a meio ambiente, perturbação, etc." disse Oliva.
Em nome dos moradores do bairro falou João Paulo Ferretti, que mora na Redentora há 30 anos. "Brincava na rua quando era criança, mas acabou. É uma nova realidade. Temos de nos adequar ao que está acontecendo. Nós é que estamos no lugar errado", afirmou. Já o comerciante Rogério Morelli, dono de bar há três anos na Redentora, lembrou que gera 15 empregos diretos e que o projeto vai garanti-los. "O projeto do Executivo vem ajudar. Estou com problemas, lutando para não fechar ou mudar o bar de endereço", disse.
Agora, por exigência do Regimento Interno da Câmara, dentro de 30 dias a Comissão de Obras vai convocar nova audiência pública, desta vez no bairro, para ouvir os moradores que não participaram do encontro de hoje, para então votar o projeto de lei.
Comunicação/Câmara Municipal
Publicado em: 18/09/2019 00:00:00
Publicado por: Imprensa