Brasão da cidade de São José do Rio Preto

Câmara cria semana de combate ao Feminicídio

Projeto de autoria do vereador Celso Luiz de Oliveira Peixão foi aprovado pela maioria do Legislativo
Visualize fotos

A Câmara de Rio Preto realizou nesta terça-feira, 10/09, a 32ª sessão ordinária de 2019. Foram analisadas oito proposituras, uma delas em regime de urgência, com análise de legalidade e mérito na mesma sessão. Foi aprovado o assunto analisado em urgência, a criação do Dia Municipal do DJ, projeto de lei do vereador Celso Peixão (PSB).

Única demanda do Executivo em discussão o veto parcial ao projeto do vereador Fábio Marcondes (PL), que dispõe sobre a instalação obrigatória de dispositivos para segurança nas piscinas privativas, coletivas e públicas no município foi mantido. O veto foi feito ao artigo que condiciona a expedição do alvará de novas construções à comprovação da instalação dos dispositivos de segurança.

O vereador Jorge Menezes (PTB) tinha em análise na ordem do dia dois projetos. O que obriga a padronização ecológica de terrenos urbanos não construídos foi aprovado  em primeira discussão e o que trata da expedição de alvará de funcionamento e localização para eventos em áreas públicas e privadas em Rio Preto foi adiado.

Projeto do vereador Celso Peixão (PSB) que instituiu a semana municipal de combate ao feminicídio foi aprovado.

O Instituto Mudar teve aprovada a utilidade pública, analisada em projeto proposto pelo vereador Renato Pupo (PSD). O vereador Anderson Branco (PL) é autor da proposta que trata a obrigatoriedade de fixação de adesivo, cartaz ou quadro contendo aviso sobre os malefícios à saúde decorrentes do uso de narguilé e de seus componentes, medida que foi aprovada.

A votação para criação do Dia Municipal do Agente Comunitário, proposta da vereadora Karina Caroline (PRB), comemorado no dia 4 de outubro, foi adiada devido ausência da autora.

Tribuna Livre

A Tribuna Livre desta terça-feira foi ocupada pela professora Rita de Cássia Perin Zeinum, que falou sobre o funcionamento da Casa de Acolhimento da Associação Operação Alegria, e por Maria Helena Moraes Gonzales, voluntária do CVV, que falou sobre a semana de prevenção ao suicídio.

No início da sessão ordinária, o instrumentista Enúbio Queiroz executou na viola os hinos Nacional e de Rio Preto. O cantor, compositor. instrumentista e professor foi homenageado com uma moção de aplausos e reconhecimento, durante a 32ª sessão ordinária, pelo vereador Zé da Academia.

 

Comunicação / Câmara Municipal




Publicado em: 10/09/2019 00:00:00

Publicado por: Imprensa