Brasão da cidade de São José do Rio Preto

Vereadores votam oito projetos na 18ª sessão

Flexibilização da lei sobre componentes transgênicos na alimentação escolar está entre os itens que serão analisados
Visualize fotos

A Câmara Municipal de São José do Rio Preto realiza na terça-feira, dia 4 de junho, a 18ª sessão ordinária de 2019. Sete projetos de lei e um projeto de resolução compõem a pauta de votações. Abrindo a Ordem do Dia está a matéria que flexibiliza a lei que proíbe gêneros alimentícios transgênicos na alimentação escolar. A proposta, de autoria do Poder Executivo, será analisada em regime de urgência, sendo votada tanto em primeiro quanto em segundo turno. De acordo com a justificativa da matéria, a flexibilização é necessária nos casos onde é praticamente impossível adquirir produtos sem componentes transgênicos, em especial derivados de milho e soja.

Na sequência, os vereadores deliberam, em segundo turno, sobre projeto de Zé da Academia (DEM) que permite o protocolo de denúncias anônimas por meio dos serviços de informação ao cidadão e pelas Ouvidorias do município.

De Jorge Menezes (PTB), o Plenário avalia, em primeira discussão, matéria que dispõe sobre autorização para promover parceria público-privada a fim de implementar ecobicicletas coletoras nas cooperativas e associações de reciclagem de lixo.

De autoria do vereador Jean Dornelas a pauta traz, em primeira discussão, matéria que dispõe sobre a obrigatoriedade na renovação semestral do alvará de funcionamento para os centros de formação de condutores. Também em primeira análise, o Plenário analisa o projeto que declara de utilidade pública a entidade CEAP – Grupo Espírita Antonio de Pádua. A instituição sem fins lucrativos auxilia famílias em situação de vulnerabilidade, desenvolve ações para a inserção de pessoas no mercado de trabalho, entre outras atividades. A autoria dessa proposta é do vereador Marco Rillo (PT).

Um projeto que busca conscientizar a população sobre os perigos da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) também integra a pauta desta terça-feira. A proposta do coronel Jean Charles Serbeto obriga hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas, assim como maternidades e consultórios, a fixar, em local visível, cartaz sobre a síndrome. A medida será apreciada em primeira discussão.

Na Ordem do Dia consta ainda projeto do vereador Fábio Marcondes (PR) – a medida institui o “Dia do Shriners Internacional”, a ser comemorado todo dia 6 de junho. O projeto esclarece que a Shriners International é uma fraternidade para-maçônica baseada no companheirismo e nos princípios fraternais, com cerca de 325 mil membros pelo mundo.

O projeto de resolução presente na pauta da 18ª sessão é de autoria do vereador Marco Rillo. A proposta dispõe sobre a criação de Comissão Especial de Vereadores (CEV) para promover estudos referentes a problemas em condomínios oriundos de programas habitacionais da CDHU em Rio Preto. A medida deve ser votada nos dois turnos.

A sessão começa às 17 horas e a TV Câmara transmite as votações pelo canal 4 da NET e pelo 28.2 em sinal aberto digital.

 

Comunicação / Câmara Municipal




Publicado em: 31/05/2019 00:00:00

Publicado por: Imprensa