Brasão da cidade de São José do Rio Preto

Câmara aprova quatro projetos na 18ª sessão

Proposta sobre inserção de alguns componentes transgênicos na alimentação escolar recebeu parecer positivo
Visualize fotos

 

Durante a 18ª sessão ordinária de 2019, realizada nesta terça-feira (04/06), os vereadores de São José do Rio Preto aprovaram quatro projetos. Em regime de urgência (votada tanto no primeiro quanto no segundo turno), foi acatada a proposta que flexibiliza a lei que proíbe gêneros alimentícios transgênicos na alimentação escolar. A matéria é de autoria do Poder Executivo. De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Pedro Pezuto, que ocupou a Tribuna nesta terça-feira para falar sobre o projeto, a medida passa a permitir a aquisição de alguns desses alimentos nos casos onde há dificuldade extrema para a compra de não transgênicos, como acontece com molho de tomate e derivados de milho e soja. “É uma situação pontual. Estamos inserindo uma quantidade mínima”, disse.

Também em regime de urgência o Plenário aprovou o projeto de resolução de autoria do vereador Marco Rillo (PT). A proposta dispõe sobre a criação de Comissão Especial de Vereadores (CEV) para promover estudos referentes a problemas em condomínios oriundos de programas habitacionais da CDHU em Rio Preto. A Comissão pretende estudar, entre outros tópicos, reclamações relatadas por moradores desses conjuntos no que diz respeito a problemas em reformas e hidrômetros, além das condições estruturais dos prédios.

Na pauta, em primeira análise, estava também projeto de Lei de Rillo para declarar de utilidade pública a entidade GEAP – Grupo Espírita Antonio de Pádua. A instituição sem fins lucrativos auxilia famílias em situação de vulnerabilidade, desenvolve ações para a inserção de pessoas no mercado de trabalho, entre outras atividades. A medida recebeu parecer positivo.

A saúde de gestantes esteve entre os temas debatidos pelos vereadores nesta terça-feira. Foi aprovado, em primeiro turno, projeto de lei do Cel. Jean Charles Serbeto que busca conscientizar a população sobre os perigos da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF). A proposta obriga hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas, assim como maternidades e consultórios, a fixar, em local visível, cartaz sobre a síndrome.

Análise futura

Quatro projetos que estavam na pauta da 18ª sessão tiveram a análise adiada. Para a proposta do vereador Zé da Academia (DEM) – que passa a permitir o protocolo de denúncias anônimas por meio dos serviços de informação ao cidadão e pelas Ouvidorias do município – foi solicitada vista por duas sessões. Para o projeto de Lei de Jorge Menezes (PTB) - sobre a autorização de parceria público-provada para implementar ecobicicletas coletoras em Rio Preto – foi solicitada vista por uma sessão.

Já os projetos de Jean Dornelas e Fábio Marcondes (PR) foram prejudicados pela ausência dos autores no momento da votação. A matéria de Dornelas dispõe sobre a obrigatoriedade na renovação semestral do alvará de funcionamento para os centros de formação de condutores; a de Marcondes institui o “Dia do Shriners Internacional”, a ser comemorado todo dia 6 de junho.

Mais prazo

Durante a sessão desta terça-feira, os vereadores aprovaram ainda o requerimento de prorrogação da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga supostas irregularidades na utilização de combustível pela Secretaria Municipal de Serviços Gerais.

Tribuna Livre

O momento Tribuna Livre contou com a presença do pastor Acílio Alves Filho, presidente da Associação Paulista Oeste dos Adventistas do Sétimo Dia. Alves Filho falou sobre o lançamento do livro “Esperança para a Família – o caminho para um final feliz”, uma ação de estímulo à leitura e valores cristãos.

Comunicação / Câmara Municipal




Publicado em: 04/06/2019 00:00:00

Publicado por: Imprensa