Brasão da cidade de São José do Rio Preto

Secretário da agricultura fala sobre os transgênicos na merenda escolar

Poder Executivo deve formular uma proposta para complementar projeto em tramitação, que altera a Lei que proíbe esse tipo de alimentos nas escolas municipais
Visualize fotos

Nesta quinta-feira (14/03),  a Comissão Permanente de Saúde da Câmara de Rio Preto realizou reunião de trabalho, no auditório do Poder Legislativo, com objetivo de esclarecer dúvidas sobre o Projeto de Lei nº 261/2018, do Executivo. O projeto altera a Lei 8788/2002, que proíbe a utilização de produtos alimentícios contendo componentes transgênicos na preparação da merenda escolar das escolas da rede municipal.

O secretário municipal da Agricultura, Antonio Pezzuto, participou da reunião, ao lado de nutricionistas responsáveis pela merenda. A vereadora Cláudia de Giuli (PMB), presidente da Comissão de Saúde, e os vereadores Pedro Roberto (PRP), Marco Rillo (PT), Celso Peixão (PSB) e Jean Charles Serbeto (MDB) fizeram perguntas sobre as questões nutricionais do cardápio oferecido aos alunos.

O projeto do Poder Executivo solicita a flexibilização da Lei, indicando que, caso não haja fornecedores que atendam à exigência de produtos não transgênicos, outras empresas possam participar do processo licitatório para compra dos alimentos.

O secretário e a equipe técnica da secretaria da Agricultura apontaram estudos recentes que indicam a qualidade dos alimentos transgênicos e que descartam qualquer prejuízo à saúde, apesar da existência de outros estudos que indicam problemas causados por esses alimentos.

Pezzuto também falou sobre a dificuldade de oferecer uma alimentação variada aos alunos, mesmo que a merenda hoje esteja suprindo as necessidades nutricionais, já que há grande dificuldade de encontrar, durante o processo licitatório, fornecedores para alimentos que poderiam substituir os produtos à base de soja e milho ou alimentos não transgênicos com preço adequado. O secretário ainda ressaltou que algumas substituições já estão sendo feitas no sentido de melhorar a qualidade da merenda, mesmo com um custo maior, como a troca da margarina pela manteiga.

Após responder aos questionamentos do vereadores, o secretário comprometeu-se a realizar estudo junto à equipe técnica da secretaria, para que o Poder Executivo possa apresentar emenda com objetivo de complementar o projeto de Lei em tramitação na Câmara de Rio Preto, ampliando as alternativas para sanar a questão.

Comunicação / Câmara Municipal




Publicado em: 01/01/0001 00:00:00

Publicado por: Imprensa