Brasão da cidade de São José do Rio Preto

Comissão do Idoso defende ampliação de ações para a terceira idade

Em reunião realizada nesta terça-feira, o grupo debateu a necessidade de maior oferta de atividades e de espaços de convivência para população acima dos 60 anos; vereadores planejam conhecer iniciativas de referência em diferentes pontos do Estado
Visualize fotos

A situação das instituições que realizam acolhimento de idosos e a necessidade de maior oferta de espaços de convivência para a população da terceira idade estiveram entre os principais temas da reunião da Comissão Permanente do Idoso da Câmara, na manhã desta terça-feira (10/04). Participaram do encontro os vereadores Márcia Caldas (PPS), presidente da comissão, José Lagoeiro (DEM) e Karina Caroline (PRB).

O grupo de parlamentares definiu que vai ouvir representantes de diversas instituições de acolhimento da cidade, para ter detalhes sobre a forma como trabalham, quem são seus parceiros, entre outras informações. Os vereadores da comissão planejam também conhecer as ações públicas consideradas de referência em outros municípios, entre eles Praia Grande (SP). O objetivo é identificar como essas cidades realizam investimentos em prol da população idosa e como o poder público administra os serviços. Com base nessas experiências, os vereadores acreditam que é possível apontar como Rio Preto poderia ampliar ações e serviços para a terceira idade. Na opinião da vereadora Karina Caroline, esse estudo é importante para orientar planejamento e aportes para o Orçamento 2019, que deve ser submetido à apreciação do Legislativo no segundo semestre deste ano.

Além de convivência e opções de lazer, a comissão destacou a necessidade do incentivo a práticas esportivas na terceira idade. Lagoeiro lembrou que a cidade é referência nos Jogos Regionais do Idoso (Jori) e poderia ter um centro de treinamento específico para essa população.

Nas próximas reuniões, a comissão pretende ouvir secretários municipais de pastas como Saúde, Assistência Social, Esporte e Trabalho, sobre as ações realizadas por esses órgãos para os idosos. Nos próximos encontros, os parlamentares devem definir ainda medidas referentes à Campanha Junho Laranja, iniciativa de autoria do Legislativo em prol da conscientização e prevenção à violência e abandono contra a pessoa idosa.




Publicado em: 10/04/2018 00:00:00

Publicado por: Imprensa