Brasão da cidade de São José do Rio Preto

Vereadores analisam proposta para alterar regra de composição das CEIs

Projeto de Jean Dornelas prevê que vereadores podem assinar requerimento de instalação de CEIs mesmo após o protocolo do documento; confira todos os projetos que serão debatidos
Visualize fotos

Os vereadores de Rio Preto votam, na sessão de terça-feira (13/6), projeto de resolução apresentado por Jean Dornelas (PRB) que altera a forma como são compostas as Comissões Especiais de Inquérito (CEI) na Câmara. Pela proposta, as comissões de investigação serão compostas por meio de sorteio entre os que assinaram o requerimento. A novidade é que os interessados em participar poderão assinar o documento até 48 horas após o protocolo.

Atualmente, de acordo com o Regimento Interno, as comissões de investigação só podem ser compostas pelos vereadores que assinaram o requerimento de instalação até o protocolo do mesmo. O projeto de Dornelas diz ainda que não poderá ser composta comissão para investigação de um mesmo fato que outra CEI já instalada.

"A presente norma objetiva a pacificação, quanto a entendimento sobre os procedimentos para composição das CEIs por esta Casa de Leis. Os artigos 81 e 82 do Regimento Interno, aqui alterados, se conflitam quanto à referida composição gerando dúvidas em sua interpretação", diz Dornelas na justificativa. Este projeto é substitutivo a um anterior, que sugeria a criação das CEIs por meio da proporcionalidade partidária.

Serão analisados ainda oito itens constantes na pauta de votação, como o projeto de Fábio Marcondes (PR) que quer isentar do pagamento de IPTU pessoas com doenças graves, como câncer, Alzheimer e Parkinson, desde que possuam um único imóvel.

De Pedro Roberto (PRP) será debatido projeto que obriga realizadores de grandes eventos esportivos e culturais a promover a coleta seletiva dos resíduos sólidos gerados e que depois devem ser destinados para as cooperativas de reciclagem. Ainda sobre a geração de resíduo, está na pauta proposta de Jean Dornelas que quer obrigar a instalação de lixeiras móveis em locais onde são feitas as distribuições de panfletos e outros impressos nas vias públicas.

Na pauta consta ainda o veto do prefeito Edinho Araújo (PMDB) ao projeto de José Carlos Marinho (PSB) que quer obrigar a CPFL a construir calçadas, guias e sarjetas nos canteiros das avenidas por onde passam os linhões de transmissão de energia elétrica.

As sessões da Câmara começam às 17 horas e têm transmissão ao vivo pela TV Câmara, canal 4 da NET, 61.4 em sinal digital aberto e aqui pelo site do Legislativo. A rádio Educativa 106,7 FM também transmite ao vivo as sessões da Câmara.

Confira, abaixo, a íntegra da ordem do dia para a 19ª sessão ordinária de 2017:

PROJETO EM URGÊNCIA

01 – Projeto de Lei Complementar   nº 15/17, do EXECUTIVO, que dispõe sobre a criação de Divisões vinculadas à Diretoria da Defesa Civil na estrutura organizacional do Gabinete do Prefeito. (VOTAÇÃO: MAIORIA ABSOLUTA)

VETO

01 – Veto Total 029/17, ao autógrafo nº 14.030/17, originado do Projeto de Lei nº 03/17, do Ver. José Carlos Marinho, para que a CPFL fique responsável pela construção de calçamento nas laterais, por toda área em que passar a torre de rede de energia elétrica, com fiação em nossa cidade. (VOTAÇÃO: MAIORIA ABSOLUTA)

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR

02 – 01/17 – VER. FÁBIO MARCONDES – 1ª DISC./VOT (COM SUBSTITUTIVO )

Dispõe sobre a isenção para cobrança de IPTU de Doente de Câncer em tratamento, Alzheimer, Parkinson, Esclerose Múltipla ou Esclerose Lateral Amiotrófica, possuidor de um único imóvel, destinado a sua moradia, alterando o art. 25, da Lei Complementar nº 096, de 29 de Dezembro de 1998, conforme estabelece. (VOTAÇÃO: MAIORIA ABSOLUTA)

PROJETOS DE LEI

03 – 061/17 - DO EXECUTIVO – 2ª DISC./VOT

Altera a Lei nº 12.710, de 26 de abril de 2017, que concede subvenção social à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE. . (VOTAÇÃO: MAIORIA SIMPLES)

04 – 062/17 - DO EXECUTIVO – 2ª DISC./VOT

Autoriza o Regime Próprio de Previdência Social do Município de São José do Rio Preto a instituir a Carteira de Filiação do Aposentado, e dá outras providências. (VOTAÇÃO: MAIORIA ABSOLUTA)

05 – 032/17 – VER. FÁBIO MARCONDES – 1ª DISC./VOT

Altera a Lei nº 9.530, de 27 de setembro de 2.005, dispondo sobre a proibição de venda de bebidas alcoólicas nas dependências do Terminal Rodoviário de São José do Rio Preto. (VOTAÇÃO: MAIORIA SIMPLES)

(VOTAR O PARECER DA COMISSÃO DE JUSTIÇA E REDAÇÃO)

06 – 052/17 – VER. JEAN DORNELAS – 1ª DISC./VOT (COM EMENDA)

Dispõe sobre a obrigatoriedade de colocar lixeiras móveis nas vias públicas onde são realizados os serviços de distribuições de materiais gráficos (panfletos), no âmbito do município de São José do Rio Preto e dá outras providências. (VOTAÇÃO: MAIORIA SIMPLES)

07 – 053/17 – VER. PEDRO ROBERTO GOMES – 1ª DISC./VOT

Determina aos grandes geradores, organizadores de eventos públicos a obrigatoriedade de realizarem os serviços de coleta seletiva dos resíduos sólidos secos gerados durante os eventos e que os mesmos sejam destinados para as cooperativas e/ou associações de catadores legalmente estabelecidas no município de São José do Rio Preto.

(VOTAÇÃO: MAIORIA SIMPLES)

08 – 058/17 – DO EXECUTIVO – 1ª DISC./VOT

Altera a Lei nº 9.188, de 06 de janeiro de 2004, que cria o Conselho Alimentar e Nutricional – COMSEA do Município de São José do Rio Preto. (VOTAÇÃO: MAIORIA SIMPLES)

PROJETOS DE RESOLUÇÃO

09 – 013/17 – VER. JEAN DORNELAS – 1ª DISC./VOT (COM SUBSTITUTIVO)

Altera a Resolução nº 712/90, que instituiu o Regimento Interno da Câmara Municipal, reestabelecendo a forma constitucional de composição das Comissões Especiais de Inquérito. (VOTAÇÃO: MAIORIA ABSOLUTA)

Comunicação/ Câmara Municipal




Publicado em: 09/06/2017 00:00:00

Publicado por: Imprensa