O homenageado iniciou o seu discurso com citações de diversos líderes religiosos como os papas Francisco e Bento XVI para reafirmar a importância da política para restaurar e reintegrar a sociedade. “Vale a pena ter olho de misericórdia e acreditar que tudo pode ser mudado se Deus assim o quiser e se tivermos fé”, afirmou Dilben.
O padre Douglas Cardoso Metran e o promotor de Justiça e amigo Odival Cicote ocuparam a tribuna e discorreram sobre a dedicação de Dilben à igreja e a evangelização. “Ele não só acredita em Deus, mas realiza uma grande obra realmente de Deus. É um trabalho maravilhoso ao próximo sem qualquer remuneração”, disse Cicote.
O autor da homenagem lembrou da importância do trabalho da Comunidade Mar a Dentro, comandada por Dilben, no enfrentamento da violência e desestruturação social na atualidade. “É muito bom termos sacerdotes jovens e querendo lutar por amor e solidariedade”, afirmou Gelsi.
Em Ofício, o presidente da Câmara Fábio Marcondes destacou o merecimento das honrarias ao homenageado 'é um homem de coragem e de temor a Deus e cumpre a palavra que foi confiada a ele'.
Compareceram também os vereadores Jean Charles Serbeto e Alessandra Trigo, além de o bispo da Diocese de Rio Preto Dom Tomé Ferreira da Silva que integrou a mesa de autoridades. Na plateia fiéis, sacerdotes de diversas cidades da região e membros da comunidade católica prestigiaram a cerimônia encerrada com benção final de Dom Tomé com as orações do Pai Nosso e Ave Maria.
O homenageado
Antonio Dilben Rabelo Fleming nasceu na cidade de Itamonte (MG), em 1962. Formado em Direito pela Faculdade de Direito de Varginha, começou a se dedicar à vida religiosa no Estado mineiro e depois ampliou o trabalho religioso na cidade de Resende (RJ).
Em 1990 um grupo de jovens e adultos, militares e civis, oriundos da Renovação Carismática Católica, uniu-se ao trabalho de evangelização realizado por Dilben na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, a convite do capelão Duílio Antônio Antonini. Inicialmente a Comunidade nasce como uma Comunidade de Aliança e, dois anos mais tarde, inicia-se a Comunidade de Vida Mar a Dentro, composta por celibatários: homens e mulheres a serviço da Igreja de Cristo. A Comunidade de Aliança, juntamente com a Comunidade de Vida, formam a família Mar a Dentro.
Em São José do Rio Preto, o Centro de Espiritualidade, Formação e Aconselhamento - João XXIII, projeto que nasce do exemplo da Comunidade Católica Mar a Dentro, desenvolve diversas atividades, como oficinas de artes, atendimentos para aconselhamento e oração, além de missas e adoração diária.
Desde 2013, a Comunidade Católica Mar a Dentro mantém uma parceria com a Faculdade João Paulo II, de Marília, São Paulo, que possibilita a graduação de Teologia a distância para toda a Diocese de São José do Rio Preto e região.
O projeto Comunhão e Vida, ligado ao projeto Empresários Mar a Dentro, promove visitas às famílias carentes de Iturama (MG) e de Belém (PA); e leva formação religiosa, promoção social com bazar assistencial, distribuição de alimentos, roupas e calçados, cursos de capacitação, aconselhamento e acompanhamento das famílias; trabalhos com crianças e também a participação em projetos de terceiros, de reforço escolar para alunos das escolas públicas.
Publicado em: 01/01/0001 00:00:00
Publicado por: Imprensa