Brasão da cidade de São José do Rio Preto

Projeto quer proibir venda de guloseimas em cantinas escolares

Celi Regina apresenta projeto para proibir cantinas de escolas de venderem alimentos que contribuam para a obesidade; Márcio Larranhaga reapresenta projeto para proibir festas open bar
Visualize fotos

De acordo com a proposta, fica proibida a comercialização de "frituras em geral", "pães e salgados com massa folhada", "biscoitos recheados", "balas, pirulitos e gomas de mascar", "catchup, mostarda e maionese", "bebidas artificiais", "salgadinhos e pipocas industrializados", "alimentos enlatados e embutidos" ou "qualquer produto de alto teor calórico ou de  poucos nutrientes".

Caso entre em vigor, o projeto de Celi prevê que "no lugar dos itens mencionados, os estabelecimentos devem comercializar sanduíches e sucos naturais, água de coco, queijos magros, iorgutes e cereais." Em caso de desrespeito, as escolas podem ser punidas com multas a partir de R$ 2 mil.

Open bar

Já o vereador Márcio Larranhaga (PSC) reapresentou projeto de lei para proibir festas open bar em Rio Preto. De acordo com ele, a lei de sua autoria, já em vigor desde 5 de abril, "possui imperfeições que necessitam de adequações".

Entre as alterações propostas pelo parlamentar está a proibição de festas open bar até para maiores de idade, já que a lei em vigor, por conta de emenda, proibiu esse tipo de festa apenas para menores. Outra alteração é o reforço de que as festas podem acontecer, desde que seja servida farta alimentação. Salgadinhos, canapês e castanhas não podem ser consideradas alimentação, de acordo com a proposta.

Preferencial

Larranhaga também apresentou projeto para transformar todos os assentos de ônibus em preferencial. Ou seja, mulheres, gestantes e idosos teriam preferência sobre todos os outros passageiros, em todos os assentos.

Outros projetos apresentados na Câmara de Rio Preto na última semana são os seguintes:

De Celso Peixão (PSB), cria o Programa Municipal de Adoção Responsável de Pequenos animais;

De Jorge Menezes (PTB), obriga notificação do auto de infração de trânsito via carta com aviso de recebimento, e em ultima hipótese, por edital;

De Cesar Gelsi (PSDB), declara de utilidade pública municipal a Associação Casa Assembleiana do Belém;

De Maurin Ribeiro (PC do B), declara de utilidade pública a igreja evangélica Assembleia de Deus Cristo Restaura;

De Fábio Marcondes (PR), obriga manutenção de uma brigada profissional, composta por bombeiros civis, em estabelecimentos comerciais de grande circulação, como shoppings e hipermercados;




Publicado em: 01/01/0001 00:00:00

Publicado por: Imprensa