Brasão da cidade de São José do Rio Preto

Celi consegue sexta assinatura para abrir CPI da Riopretoprev

Vereador Cesar Gelsi (PSDB) assina requerimento para abertura de comissão que vai investigar rombo atuarial de até R$ 1,5 bilhão nas contas da previdência municipal
Visualize fotos

Celi diz que pretende apurar responsabilidades pelo rombo e investigar se houve irresponsabilidade ou omissão por parte de agentes públicos. "Queremos obrigar o prefeito Valdomiro Lopes a fazer os aportes necessários", afirmou Celi, autora do pedido de investigação.

Gelsi justificou a assinatura. "Também sou servidor, mas não assino por mim, e sim por meus colegas, pelos 5 mil funcionários públicos que podem estar com suas aposentadorias ameaçadas", afirmou o vereador, que admitiu, porém, responsabilidade de administrações passadas que, até a criação da Riopretoprev, em 2001, não contribuíam nem exigiam dos servidores a contribuição à previdência.

O presidente da Câmara, Fábio Marcondes (PR), diz que vai aguardar o protocolo do requerimento com as seis assinaturas para pedir aos vereadores a indicação dos representantes partidários para compor a comissão.

Mandado de segurança

O Sindicato dos Servidores Municipais conseguiu, na Justiça, mandado de segurança para obrigar a Prefeitura a fornecer a relação com todos os contribuintes ativos da Riopretoprev. O sindicato alega que precisa dos nomes para formar a chapa que integrará o Conselho Municipal da Previdência.

Na decisão, a juíza da 2ª Vara da Fazenda, Tatiana Pereira Viana Santos, diz que " tais dados são necessários para ser possível a realização de processo eleitoral adequado" e "para que o impetrante (sindicato) possa cumprir sua obrigação de organizar um processo amplo e democrático, para a realização da eleição da representação dos servidores municipais nos Conselhos Administrativo e Fiscal da Riopretoprev".

Comunicação/Câmara Municipal




Publicado em: 01/01/0001 00:00:00

Publicado por: Imprensa