Brasão da cidade de São José do Rio Preto

Dourival quer proibir uso de cavalos e jumentos para transportar carga

Projeto veta uso de animais para transporte de cargas, como entulho e lixo, sob pena de multa no valor de R$ 500; charretes ficam proibidas apenas no perímetro urbano
Visualize fotos

De acordo com o projeto, qualquer cidadão, ao flagrar a irregularidade, pode acionar os órgãos competentes para fiscalização e autuação do infrator. Ainda segundo a proposta, fica proibido até mesmo o transporte de pessoas em charretes. As proibições valem apenas para o perímetro urbano do município, não se aplicando à zona rural.

Na justificativa, Dourival diz que seu projeto atende "apelo" de entidades protetoras de animais, que classificam o uso dos mesmos no transporte de carga como "exploração e crueldade", que ainda são "praticados por pessoas inescrupulosas".

"Muitas vezes os animais são explorados a tal ponto que, não suportando mais o excesso de cargas, ficam doentes e consequentemente são descartados como o lixo e o entulho que carregaram a vida toda", finaliza o vereador. O projeto segue para análise de comissões e posterior votação em plenário.

Foto: divulgação/internet

Assessoria de imprensa/Câmara Municipal

 




Publicado em: 01/01/0001 00:00:00

Publicado por: Imprensa