Brasão da cidade de São José do Rio Preto

Prefeitura autoriza início das obras na praça Cívica

Ordem de serviço, para início imediato das obras, foi assinada pelo prefeito Valdomiro Lopes (PSB) na manhã desta sexta-feira (13/11).
Visualize fotos

"É um instrumento fundamental para a modernização do transporte coletivo de Rio Preto", disse Valdomiro, que cobrou "rigor" da Constroeste para que o prazo de 365 dias não seja extrapolado "em nem uma hora." "Vou pedir para a empresa ser ainda mais rigorosa. Precisamos entregar esse terminal até o final do ano que vem funcionando."

A avaliação dos técnicos da Prefeitura é que, além de melhorar o sistema de transporte coletivo urbano, hoje estrangulado no atual terminal rodoviário, a construção do Central Parque vai ajudar na revitalização da região da praça Cívica, hoje degradada e tomada por moradores de rua e usuários de drogas.

"É o início da recuperação do Centro", disse o secretário de Planejamento, Milton Assis, que prometeu melhorias também no sistema de iluminação do local, que segundo ele, terá "banheiros de primeiro mundo, inclusive com chuveiros." O secretário disse ainda que a Prefeitura já iniciou a compensação ambiental, antes mesmo da erradicação das árvores da praça.

"Serão erradicadas 60 árvores nativas, mas vamos plantar 83. E já plantamos mais de 2,6 mil árvores na nascente do córrego da Lagoa, próximo a Cedral, importante afluente do rio Preto." Em relação à praça Cívica, Assis garantiu que ela não será descaracterizada e que o espaço ao público aumentará. "Hoje são 10 mil metros quadrados de espaço público. Com a construção do terminal, e seu piso superior, que será uma praça, vamos para 16 mil metros quadrados. Um ganho de 6,8 mil metros quadrados. Vai ser um ponto de visitação da cidade."

A previsão é que o terminal Central Parque inicie as operações com uma média de 6,3 mil embarques e desembarques por dia, atingindo seu ápice em 2030, com 8,9 mil pessoas/dia. "A partir daí, a curva se estabiliza, pois a demanda será atendida pelos miniterminais, que ainda serão licitados." No total, o novo terminal vai operar com 34 plataformas, mais que o dobro das atuais 15 baias.

O secretário de Obras, Luís Carlos Calças, disse que os recursos utilizados na obra já estão disponíveis. Os R$ 47,7 milhões fazem parte de um total de R$ 210 milhões conquistados pelo município junto ao governo federal dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2), liberados a partir de recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) da Caixa Econômica Federal.

Os vereadores Fábio Marcondes (PR), Carlão dos Santos (SD), Eduardo Piacenti (PPS) e Dourival Lemes (PSD) acompanharam a assinatura da ordem de serviço no gabinete do prefeito. "Esse é um governo sério, por isso Rio Preto está entre as melhores cidades do País para se viver", disse Piacenti. "Me dá orgulho ser líder desse governo. O prefeito é de poucas palavras, mas o que define o governo são as grandes obras, as realizações", afirmou Dourival. Carlão parabenizou o prefeito e disse que todas as "promessas feitas ainda no primeiro mandato, em 2009, estão sendo cumpridas."

Marcondes considera que a obra do Central Parque vai ajudar na melhoria do trânsito e do transporte na região central de Rio Preto. "É uma obra esperada e desejada pelos rio-pretenses." As obras devem ter início já na segunda-feira, dia 16.




Publicado em: 01/01/0001 00:00:00

Publicado por: Imprensa