Brasão da cidade de São José do Rio Preto

Comissão da Criança ouve presidente do CMDCA

Jessé Fernandes prestou esclarecimentos sobre processo que vai definir novos conselheiros tutelares da cidade
Visualize fotos

A Comissão da Criança e do Adolescente da Câmara de Rio Preto realizou reunião com o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança (CMDCA), Jessé Fernandes. O objetivo era esclarecer pontos do edital que regra o processo de eleição dos conselheiros tutelares para o quadriênio 2024-2027. São dez vagas para cargo na cidade, cinco para o Conselho Tutelar Sul e cinco para o Conselho Norte.

A reunião foi conduzida pelo vereador Renato Pupo (PSDB), presidente da comissão. Também participaram os vereadores Pedro Roberto (Patriota) e Odélio Chaves (Progressistas). O encontro foi agendado após reclamações de candidatos do certame. Eles se manifestaram principalmente contra uma regra do edital considerada restritiva: a exigência de comprovada experiência na promoção, proteção ou defesa dos direitos da criança e do adolescente para concorrer ao cargo.

No final do mês de abril deste ano, o CMDCA publicou edital para a inscrição dos participantes. O prazo se encerrava no dia 5 de maio. Após um alto número de inscrições indeferidas e reclamações de candidatos, o CMDCA publicou novo edital, retirando o item considerado restritivo, e reabriu o período de inscrições.

Jessé Fernandes explicou que o quesito da experiência foi inicialmente solicitado com base em resolução, de 2022, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). Após as reclamações dos candidatos, houve análise e o entendimento de que a lei municipal que regra a escolha dos conselheiros se sobrepõe à resolução do Conanda. E como tal lei não exige a experiência, o novo edital retirou esse item. “Por isso, de forma prudente, excluímos aquele artigo”. E continuou: “Estamos muito seguros que fazemos as coisas com muita seriedade, transparência e a legalidade que o processo exige.”

Quem, no primeiro momento, teve a inscrição indeferida, terá os documentos reavaliados. Pelo novo edital, as inscrições (que são feitas pelo site www.vunesp.com.br) seguem até o dia 2 de junho de 2023.

Em Rio Preto, o processo para definição dos conselheiros tutelares conta com três fases:

-na primeira, os candidatos fazem provas objetiva e de redação;

-na segunda, avaliação psicológica;

-e na terceira, os candidatos habilitados nas duas primeiras fases participam de um processo eleitoral.  E é o voto da população que elege os conselheiros. Os mais votados são selecionados. A remuneração para o conselheiro tutelar é de R$ 6.112, para uma jornada de 40 horas semanais.

Para o vereador Renato Pupo, a reunião foi positiva. “É um assunto polêmico, que gerou muita insatisfação, e um dos papéis do Poder Legislativo é intermediar os problemas entre as partes, sempre na busca de solução. O problema foi solucionado, então a gente sai muito satisfeito.”

Comunicação / Câmara Municipal




Publicado em: 26/05/2023 00:00:00

Publicado por: Imprensa