Brasão da cidade de São José do Rio Preto

Aprovado protocolo de segurança para escolas de ensino infantil

Proposta de Jean Dornelas determina monitoramento de ausência de crianças de até cinco anos nas escolas públicas e privadas
Visualize fotos

Os vereadores de São José do Rio Preto analisaram sete itens na 13ª sessão ordinária de 2025, na tarde desta terça-feira (15/04). Aprovado quanto à legalidade e mérito na mesma sessão, o projeto de lei de Jean Dornelas (MDB) cria nas escolas de educação infantil (até 5 anos) o protocolo de segurança em relação à ausência de alunos na primeira hora de aula. O projeto, que segue para a sanção do prefeito, diz que, constatada a ausência da criança uma hora após o início da aula, a escola deverá realizar a comunicação com os responsáveis para confirmar a ausência e registrar a ocorrência.

Em tramitação regular, os vereadores aprovaram mérito do projeto de lei complementar do Executivo que diz que o tempo destinado ao recreio dos alunos da educação infantil deverá ser realizado sob a supervisão do professor e será considerado como tempo de atividade de interação com alunos. O objetivo é possibilitar “uma melhor distribuição da jornada dos professores e o retorno do horário de atendimento das escolas municipais a partir das 7 horas.”

Na sequência, também em segunda discussão foram aprovados três projetos de lei. De Eduardo Tedeschi (PL), proposta que acrescenta itens à lei que trata das regras para expedição de receitas médicas e odontológicas, para que, além de nome e endereço, passem a incluir o CPF, a idade e o telefone do paciente. De Jonathan Santos (Republicanos), que determina a divulgação, no site da Prefeitura, da lista de pacientes que esperam por consultas com médicos especialistas, exames e cirurgias na rede municipal de saúde. Aprovada proposta de Celso Peixão (MDB), que institui no município o programa Farmácia Veterinária Popular, com objetivo de realizar coleta e distribuição de medicamentos veterinários. Pela proposta, clínicas veterinárias e profissionais da área podem receber produtos veterinários doados pela população ou resultado de apreensões e que serão distribuídos a ONGs ou protetoras de animais.

Único projeto em análise quanto à legalidade, de autoria do vereador Alex de Carvalho (PSB) que declara de utilidade pública o Instituto Hora foi aprovado pela maioria do Legislativo.

Foi adiada a discussão do mérito da proposta do vereador Renato Pupo (Avante), que institui no calendário oficial do município a Semana Municipal de Prevenção ao Alcoolismo entre Crianças e Adolescentes.

As propostas aprovadas em segunda discussão seguem para análise e sanção do Executivo. A tramitação dos projetos da 13ª Sessão Ordinária pode ser conferida neste link, no site do Legislativo.

 

Comunicação / Câmara Rio Preto




Publicado em: 15/04/2025 16:39:40