A Comissão Permanente do Idoso realizou, na tarde de segunda-feira (19/05), reunião de trabalho com participação de representantes do Conselho Municipal do Idoso, da Secretaria de Assistência Social e da Associação de Reintegração Assistencial (Aras).
A reunião tratou da troca de instituição terceirizada que desenvolve programas com a população idosa atendida pela Secretaria de Assistência Social, a partir do mês de setembro. A troca, no entanto, foi realizada sem a abertura de um chamado público.
Atualmente, cerca de mil idosos são atendidos pelo programa Longevidade Saudável, parceria da Secretaria de Assistência Social com a Aras. Parte desse público lotou a galeria da Câmara.
“A participação das pessoas que vão ser atingidas foi muito importante. A comissão vai buscar um diálogo com o secretário de Assistência Social para garantir a continuidade desse projeto que é importantíssimo. Precisa ser mantido e ampliado”, avalia o presidente da Comissão do Idoso, vereador Pedro Roberto (Republicanos).
O representante da Secretaria de Assistência Social, João Leopoldo, afirmou, durante a reunião, que levaria as reivindicações até o secretário Frederico Izidoro.
A vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso, Amena Ferraz, lamentou a ausência do secretário e reforçou a necessidade de um chamamento público para substituir a instituição que presta o serviço atualmente. “Queremos entender qual o motivo de não haver um chamamento público. Não houve mudança no valor, então, queremos entender a metodologia. Quando há troca de instituição, há também a mudança nos parceiros, o que pode prejudicar os vínculos criados com a população atendida. Também não tivemos acesso ao plano de ação da instituição escolhida para substituir a atua prestadora”, diz Amena.
O presidente da Comissão Permanente do Idoso, o vereador Pedro Roberto, afirma que a comissão deve acompanhar o processo e cobrar explicações do secretário de Assistência Social.
Comunicação / Câmara Municipal
Publicado em: 20/05/2025 10:10:33