Brasão da cidade de São José do Rio Preto

Reunião de Comissão do Idoso questiona mudanças em programa da Assistência Social

Substituição de atual prestadora de serviço foi realizada sem chamamento público
Visualize fotos

A Comissão Permanente do Idoso realizou, na tarde de segunda-feira (19/05), reunião de trabalho com participação de representantes do Conselho Municipal do Idoso, da Secretaria de Assistência Social e da Associação de Reintegração Assistencial (Aras).

A reunião tratou da troca de instituição terceirizada que desenvolve programas com a população idosa atendida pela Secretaria de Assistência Social, a partir do mês de setembro. A troca, no entanto, foi realizada sem a abertura de um chamado público.

Atualmente, cerca de mil idosos são atendidos pelo programa Longevidade Saudável, parceria da Secretaria de Assistência Social com a Aras. Parte desse público lotou a galeria da Câmara.

“A participação das pessoas que vão ser atingidas foi muito importante. A comissão vai buscar um diálogo com o secretário de Assistência Social para garantir a continuidade desse projeto que é importantíssimo. Precisa ser mantido e ampliado”, avalia o presidente da Comissão do Idoso, vereador Pedro Roberto (Republicanos).

O representante da Secretaria de Assistência Social, João Leopoldo, afirmou, durante a reunião, que levaria as reivindicações até o secretário Frederico Izidoro.

A vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso, Amena Ferraz, lamentou a ausência do secretário e reforçou a necessidade de um chamamento público para substituir a instituição que presta o serviço atualmente. “Queremos entender qual o motivo de não haver um chamamento público. Não houve mudança no valor, então, queremos entender a metodologia. Quando há troca de instituição, há também a mudança nos parceiros, o que pode prejudicar os vínculos criados com a população atendida. Também não tivemos acesso ao plano de ação da instituição escolhida para substituir a atua prestadora”, diz Amena.

O presidente da Comissão Permanente do Idoso, o vereador Pedro Roberto, afirma que a comissão deve acompanhar o processo e cobrar explicações do secretário de Assistência Social.

 

Comunicação / Câmara Municipal




Publicado em: 20/05/2025 10:10:33