A Câmara Municipal de São José do Rio Preto concedeu na noite desta quinta-feira, dia 22 de maio, em sessão solene, honrarias a Patrícia Faga Iglecias Lemos e Antônio Falco Júnior em reconhecimento pelos anos de trabalho em gestão ambiental na região. A homenagem reconhece a colaboração de ambos no progresso e desenvolvimento do município, sobretudo na área do meio ambiente, especialidade dos dois.
Patrícia Faga Iglecias Lemos recebeu o título de Cidadã Honorária Rio-pretense de acordo com o Decreto Legislativo nº 1342/2022, de autoria da então vereadora Cláudia De Giuli. Já Antônio Falco Júnior aceitou a Medalha do Brasão do Município de São José do Rio Preto e o Diploma de Comendador da Ordem Municipal do Brasão seguindo a disposição do Decreto Legislativo nº 1383/2024, de autoria do vereador Francisco Sávio Ruel Junior.
A sessão solene para outorga dos títulos foi presidida pelo vereador Luciano Julião. Estavam na mesa de honra entre tantas autoridades a deputada Fabiana Bolsonaro, o secretário de governo Eduardo Tedeschi e a vereadora de Ibirá Sônia Beolchi.
Patrícia Faga Iglecias Lemos é casada, tem dois filhos: Nícolas e Laura, com 23 e 20 anos, respectivamente. É filha de Dorival Iglecias e Ivanide Faga Iglecias. Com atuação destacada na temática ambiental há mais de 30 anos, é a primeira mulher a presidir a CETESB, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. Apontada pela revista Poder como uma das 50 mulheres mais influentes do Brasil, participa da Superintendência de Gestão Ambiental da USP.
Antônio Falco Júnior é casado, com dois filhos: Renan e Aline, natural de Novo Horizonte. Com uma extensa experiência em projetos ambientais voltados para São josé do Rio Preto e região. Como gerente da CETESB participou ativamente para a evolução do “Programa Município Verde Azul”, que trouxe grande divulgação do município como exemplo de projetos ambientais bem sucedidos. Colaborou na transformação do antigo Instituto Penal Agrícola – IPA em Floresta Estadual, trazendo ganhos ambientais significativos para a região. Em outubro de 2013, participou, juntamente com a Polícia Ambiental, na salvação de aproximadamente 16 toneladas de peixe no Rio Turvo (trecho entre Rio Preto e Olímpia), em plena piracema, referente ao atendimento de emergências com produtos perigosos. Esse atendimento deu repercussão nacional e internacional.
Em discurso na tribuna, o vereador Fracisco Ruel Júnior falou sobre a relevância dos trabalhos realizados pelos homenageados. “As ações dos dois ultrapassam os limites da questão ambiental. Nossa eterna e imensa gratidão por tudo que você faz pelo município.”
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Mário Welber exaltou o trabalho dos homenageados e lembrou a trajetória pessoa de ambos. “Impossível estabelecer talentos sem pessoas. Estes dois que aqui estão têm o dom de treinar lideranças e marcar as equipes com quem trabalharam e trabalham.”
O tenente-coronel Olivaldi Azevedo em sua fala destacou a importância do trabalho social dos condecorados. “Vão sempre além de suas atribuições, pensam nas pessoas e no impacto que sua ações têm nelas.”
Ao final da cerimônia, Patrícia Faga Iglecias agradeceu a homenagem e a dedicou a todos aqueles que auxiliam em sua trajetória. “Este é um reconhecimento coletivo. De uma cidade que aprendi a admirar e que hoje chamo também de minha cidade.”
Em seu discurso Antonio Falco Junior lembrou as várias unidades da CETESB que atuou e como foi importante entender que é preciso cuidar do meio ambiente para assim cuidar do ser humano. “Tantos amigos de minha cidade Novo Horizonte estão aqui, e tantos colegas, tanta gente com quem aprendi. E levo todos no meu coração.”
Publicado em: 22/05/2025 21:40:52