O presidente da Associação dos Trabalhadores em Educação Municipal de São José do Rio Preto (Atem), Fabiano de Jesus, assinou termo de posse nesta sexta-feira, dia 1º de agosto, para ocupar a cadeira do Psol (Partido Socialismo e Liberdade) no Legislativo rio-pretense. Jesus, que é suplente, assume o lugar do titular João Paulo Rillo, que solicitou licença não remunerada do cargo até 29 de agosto de 2025.
Além de presidente da Atem, Fabiano de Jesus é também advogado da entidade. Ele integra a associação desde a fundação, em 2014.
A assinatura do termo de posse foi realizada na Diretoria-Geral da Câmara, comandada por Eduardo Trivizan Fares. No mês que estará atuando como vereador, Fabiano de Jesus pretende trazer à tona pautas ligadas à Educação e à defesa dos servidores. “Nós vamos pautar essencialmente o debate sobre a educação e o funcionalismo público. Assumimos em um momento de precarização da Educação e de profundo ataque à estrutura das escolas. As entidades educacionais do município, especialmente o sindicato, estão tendo que entrar com ação judicial para garantir o básico. Nós, no mandato, vamos dar repercussão às reivindicações dos trabalhadores da educação, pautar esses temas e ver se avançamos em defesa dos servidores municipais.”
O Psol estabeleceu a alternância de mandatos entre titular e suplentes como política partidária. Fabiano de Jesus fala sobre a importância dessa iniciativa. “Acreditamos que é um passo importante para outras lideranças terem a experiência de passar pelo processo de vereança, e acreditamos que os partidos deveriam fazer isso.”
Publicado em: 01/08/2025 12:12:24