A Câmara de São José do Rio Preto prestou homenagem à tenente-coronel Denice Santiago Santos do Rosário. Policial militar da cidade de Salvador, no Estado da Bahia, Denice recebeu o título de cidadã honorária rio-pretense, no dia 19 de agosto. A honraria cumpre decreto legislativo de autoria da vereadora Márcia Caldas (PL).
Denice é a idealizadora da Ronda Maria da Penha na Bahia, programa pioneiro de proteção a mulheres vítimas de violência doméstica. Atualmente, é superintendente de prevenção à violência da Secretaria de Segurança Pública da Bahia.
Em visitas a Rio Preto, a tenente-coronel dialogou com a população e com autoridades locais sobre políticas de enfrentamento à violência contra a mulher. “Em 2019, a tenente-coronel esteve em nossa cidade e foi fundamental para a implantação da Patrulha Maria da Penha, um marco na proteção das mulheres rio-pretenses. Agora, seis anos depois, ela retorna, ampliando sua missão com projetos voltados a nossas crianças nas escolas municipais e estaduais, semeando valores de respeito, igualdade e prevenção à violência”, conta Márcia.
A policial militar homenageada é também psicóloga, mestre em Desenvolvimento Territorial e Gestão Social, e doutoranda em Estudos de Gênero e Feminismos. No discurso emocionado que fez na tribuna da Câmara, Denice Santiago manifestou gratidão pelo título recebido. “Eu já recebi outros títulos de cidadã em vários lugares, mas tenho a certeza que este tocou o meu coração de uma forma extremamente singular.” E continuou: “obrigada, Márcia Caldas, por me apresentar São José do Rio Preto, por fazer eu me apaixonar por São José do Rio Preto, por acreditar naquilo que eu acredito e, fundamentalmente, obrigada por ser quem você é. A todos os edis aqui desta Casa, a minha gratidão por terem me propiciado, de fato, ser uma cidadã rio-pretense, porque eu sempre fui, no meu coração, desta cidade. Muito obrigada.”
Publicado em: 21/08/2025 10:07:14