Brasão da cidade de São José do Rio Preto

CEI das Terceirizadas recebe documentos da GF

Empresa entrega relatório de auditoria e demais documentos solicitados pela comissão
Visualize fotos

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga as empresas terceirizadas que prestam serviço ao município ouviu, na tarde do dia 8 de setembro, o empresário Gilmar Ferreira da Silva, proprietário da GF Prestação de Serviços Ltda. Participaram da oitiva o presidente da comissão, vereador João Paulo Rillo (Psol), Abner Tofanelli (PSB), relator, e Pedro Roberto (Republicanos), membro.

Silva e o advogado da GF, Marcos Franco, entregaram aos vereadores documentos que a CEI solicitou à empresa no dia 15 de julho, data do primeiro depoimento de Gilmar Ferreira da Silva à comissão. Na ocasião, o depoente relatou que havia iniciado auditoria interna na GF, depois de ter identificado funcionários fantasmas. Nesse novo encontro com os parlamentares, o empresário entregou a cópia da auditoria e os números dos inquéritos policiais que surgiram do desdobramento desse monitoramento interno. Os representantes da GF, alegando proteção de dados de relação laboral, preferiram não citar publicamente os nomes dos envolvidos, nem fazer um resumo do que foi identificado na auditoria. Agora, a CEI pretende convocar os ex-funcionários listados nos inquéritos para prestarem depoimento.

Os vereadores também questionaram o proprietário da GF sobre o parcelamento do pagamento de aproximadamente 670 rescisões contratuais - mesmo a Prefeitura tendo repassado à empresa, mensalmente, os valores que poderiam ser destinados a esse fim. Silva informou que a decisão atendeu cronograma estabelecido pela empresa para esse tipo de situação. Afirmou também que tais contratos teriam duração de cinco anos, mas que foram suspensos depois de um ano e meio.

Gilmar da Silva voltou a falar que a GF honrou sozinha com o salário de cerca de 350 funcionários impedidos de trabalhar durante a pandemia, no período de março a junho de 2020, chegando ao valor de R$ 2,4 milhões. Para obter dados de comparação, a CEI vai solicitar à Prefeitura o valor que a administração municipal repassou à empresa nos meses de janeiro e fevereiro de 2020.

Ainda durante a oitiva, Silva informou que a GF está em situação regular e defendeu que a empresa está apta a participar de novas disputas por contratos no município.




Publicado em: 08/09/2025 17:17:43