A Comissão de Desenvolvimento Econômico e Defesa do Consumidor realizou audiência pública na Câmara de Rio Preto para discutir a implementação do 5G no município. Participaram da reunião, além do presidente da comissão, o vereador Jean Dornelas (MDB), Marilia Bianchini Conde, relações institucionais da Tim, Patrícia Rodrigues Barros, gerente de relações institucionais regional da Vivo, e Luiz Gustavo Passini, representante da Claro.
A audiência foi marcada devido a reclamação de alguns consumidores por não conseguirem ter acesso ao sinal 5G, mesmo depois de a legislação nacional e municipal regular a implantação e acesso à tecnologia. Os representantes das operadoras, no entanto, garantiram que a implantação está dentro do previsto e o fato de o sinal não chegar a alguns equipamentos pode ser devido à desatualização dos mesmos.
"Para nós, fica claro que todas as empresas estão aplicando os direitos e deveres da legislação e que os aparelhos que não captam o sinal 5G talvez estejam obsoletos ou não adequados à tecnologia. Reforçamos, porém, a importância de a população reclamar, caso, mesmo que os aparelhos estejam de acordo com as especificações, não estejam recebendo o sinal 5G para que as empresas tomem as providências necessárias", Jean Dornelas encerrou a audiência.
Publicado em: 11/09/2025 16:06:34