A Câmara de São José do Rio Preto realizou sessão solene em homenagem ao empresário Pedro Donizete Bortolote, que foi condecorado com a Medalha do Brasão e o Diploma de Comendador da Ordem Municipal do Brasão, pela significativa contribuição ao município no que se refere aos serviços prestados como cidadão e por sua atuação profissional.
A autor da homenagem é o vereador Jean Dornelas (MDB). O parlamentar foi quem presidiu a cerimônia para outorga da honraria, realizada na noite do dia 24 de outubro. A mesa de honra do evento contou ainda com a presença de Júnia Helena Faria Bortolote, esposa do homenageado; Beraldo José Ricci, amigo de empresário, Cassio Silvanir Birque, diretor do Sindicato dos Contabilistas de Rio Preto e região, e Jair Moretti, ex-secretário de Governo de Rio Preto e também amigo de Bortolote. Na plateia, e por participação em vídeo, inúmeros amigos, familiares e parceiros de trabalho do homenageado.
Pedro Donizete Bortolote é engenheiro civil, com uma trajetória marcada pela fundação de empresas de grande porte no setor imobiliário e de construção. Nasceu em Votuporanga no ano de 1955 e cresceu na mesma cidade. Nos anos 1970, ingressa na Universidade de Mogi das Cruzes, no curso de Engenharia Plena Civil. Anos depois estuda também Administração de Empresas. Nos anos 1980, inicia trajetória profissional em um banco, sendo responsável pela construção de inúmeras agências pelo Brasil. Nos anos 1980, participa de implantação de instituição bancária e passa a atuar como diretor superintendente da empresa.
Anos depois, passa a atuar como diretor de patrimônio de um grupo empresarial, executando o Loteamento Cidade Jardim em Rio Preto, onde comercializou mais de mil terrenos. A partir de 1997, a carreira de Bortolote ganha um novo momento, como co-fundador da Impperial Construção Empreendimentos Ltda, empresa que atuou em todo Brasil e mais tarde se tornou binacional, com presença no Paraguai. Sua trajetória é marcada ainda por trabalhos realizados em várias outras empresas de negócios imobiliários e também no setor agropecuário.
No discurso que fez na tribuna, o vereador Jean Dornelas destacou a atuação genuína e a trajetória inspiradora do homenageado. “Você é um exemplo de homem e de empreendedor.”
Nas palavras do amigo Beraldo José Ricci, Bortolote foi traduzido como alguém que tem uma “inquietude criativa”, “um construtor de futuros”. “Hoje, nessa sessão solene, celebramos mais do que um título. Celebramos uma história. De um homem que constrói não apenas prédios, mas propósitos.”
Jair Moretti contou a história de vida de Bortolote e agradeceu a contribuição do amigo em prol do município. “Como cidadão, vem dando enorme contribuição para nossa cidade, o nosso conhecido desenvolvimento. Portanto, podemos dizer que a nossa cidade tem uma grande dívida de gratidão com esse ilustre homem sonhador e realizador de grandes obras e negócios.”
No discurso de encerramento da cerimônia, Pedro Bortolote afirmou que recebe a honraria com humildade e emoção. Ele destacou a importância do trabalho coletivo e manifestou gratidão a amigos, parentes e colegas de trabalho. “Essa honraria não é apenas minha. Ela pertence a todos aqueles que caminharam ao meu lado nesses quase 40 anos de dedicação ao desenvolvimento da nossa cidade.” E completou: “esse título ficará para sempre marcado na minha vida, como um símbolo de uma jornada feita com trabalho, dedicação e amor pela nossa cidade. Que possamos seguir sonhando grande e construindo juntos uma São José do Rio Preto cada vez mais justa, acolhedora, próspera e humana.”
Publicado em: 24/10/2025 20:41:15