Brasão da cidade de São José do Rio Preto

Vereadores aprovam alteração na lei que regulamenta atuação de bombeiros civis em locais de grande circulação

Secretaria de Saúde apresentou plano de contingência para lidar com dengue nos próximos meses
Visualize fotos

Entre os 11 projetos analisados pelos vereadores durante a 40ª Sessão Ordinária de 2025, nesta terça-feira (04/11), foi aprovado, na legalidade e no mérito, projeto de lei complementar do vereador Bruno Moura (sem partido) que altera a legislação que determina a manutenção de brigadas de bombeiros civis em estabelecimentos de grande circulação. Entre as alterações estão a obrigatoriedade dos profissionais em terminais de armazenamento de combustíveis e quaisquer estabelecimentos com circulação superior a 10 mil pessoas por dia. A proposta também diferencia supermercados de hipermercados, para que pequenos estabelecimentos, com área inferior a 5 mil metros quadrados, não sejam enquadrados pela lei.

Também foram aprovados, na legalidade e no mérito, o projeto do vereador Renato Pupo (Avante) que declara a utilidade pública do projeto Ratione, desenvolvido por servidores da Justiça junto a escolas e adolescentes de comunidades carentes e, do Executivo, projeto de lei complementar que cria um cargo de Assistente Social e dois cargos de Psicólogo para a Secretaria de Saúde. Outro projeto que cria cargo – um psicólogo – foi aprovado em primeira discussão na ordem do dia.

Dois projetos de lei de Eduardo Tedeschi (PL) da ordem do dia foram aprovados: o que institui o Programa Social Resgate, de atenção à pessoa em situação de dependência química e alcoólica; o que cria o Dia Municipal dos Clubes de Aventureiros da Igreja Adventista do Sétimo Dia – ambos em segunda discussão. Do mesmo autor, foi adiada análise da proposta que institui o Programa de Sinalização de Ruas por meio de Parceria Público-Privada, para a substituição, instalação e manutenção de placas de nomenclatura de vias públicas, em análise quando à legalidade.

Em segunda discussão, o Legislativo aprovou projeto de autoria da vereadora Márcia Caldas (PL), que dispõe sobre a utilização de sinaleiros musicais como indicadores de início e término de aulas, de provas e de período de recreio nas escolas, creches e estabelecimentos de ensino da rede pública e particular.

Os parlamentares aprovaram também, na legalidade, o projeto de lei do vereador João Paulo Rillo (Psol), que dispõe sobre a livre parada e o estacionamento de veículos a serviço de utilidade pública nos locais de prestação de serviços.

Votação do mérito do projeto do Executivo que trata sobre critérios para o descarte de livros da Biblioteca Pública Municipal Dr. Fernando Costa foi adiada por quatro sessões, a pedido do vereador Eduardo Tedeschi. Também foi feito pedido de vista para o projeto de Rossini Diniz (MDB) que estabelece as diretrizes gerais da Política Municipal de Linha de Cuidado para Pessoas com Bexiga Neurogênica.

Tribuna Livre

O secretário de Saúde, Rubens Bottas, e a coordenadora de Vigilância em Saúde, Andréia Negri, apresentaram o plano de contingência para enfrentar a dengue nos próximos meses. Bottas e Negri fizeram uso da tribuna no Plenário da Câmara durante a primeira parte da 40ª Sessão Ordinária.

“No início da gestão, Rio Preto foi a cidade com maior número absoluto de casos de dengue, isso nos trouxe preocupações e atrasos em planejamentos que tínhamos para a saúde. Estamos conversando com o ministério da Saúde, tentando trazer soluções novas para o município. O combate à dengue é inegociável para não vivermos novamente essa situação do início de 2025”, afirmou o secretário da Saúde.

No planejamento da Secretaria de Saúde para o enfrentamento à dengue consta o monitoramento constante da situação epidemiológica, ações de prevenção e controle, capacitação das equipes de saúde, abertura de atas de registro de preços de medicamentos, insumos, equipamentos e mobiliários e estratégias assistenciais diferenciadas. “O plano de contingência para dengue foi apresentado em setembro, antecipando a ação, regularmente iniciada em novembro”, explicou a coordenadora de Vigilância em Saúde.

A tribuna também foi ocupada pelo dentista e ex-vereador Fernando de Araújo para falar sobre o Dia do Dentista, comemorado em outubro. Membros do Grupo de Resgate e Atendimento a Urgências (GRAU), a enfermeira Nancy Felix de Lima Lopes e o médico Bruno Peron Coelho falaram sobre a história de dez anos de serviço do grupo.




Publicado em: 04/11/2025 15:44:02