Os vereadores jovens de São José do Rio Preto realizaram a 7ª sessão ordinária do ano nesta quarta-feira, dia 26 de novembro.
Na primeira parte da sessão, os vereadores jovens reuniram-se em comissões para debater os projetos em pauta. Constavam 14 projetos na ordem do dia e todos foram aprovados. São eles:
De Anna Julia Arede, Carolline Dutra de Oliveira, Luana Bastos, Rayane Rodrigues e Sofia Amaral, que dispõe sobre a criação do Dia da Diversidade Religiosa no Município de São José do Rio Preto.
De Heitor Strini, que dispõe sobre a criação do aplicativo Minha Fatura.
De Lara Gabriel, Ana Luísa de Andrade, Luís Otávio Grecco, José Henrique Pires e Tiago Deolindo Bordin, que institui o Programa Jovens Guardiões da Natureza – Soluções para Alagamentos em Rio Preto, destinado a capacitar e apoiar jovens em ações ambientais de prevenção de alagamentos urbanos.
De Lara Gabriel, Ana Luísa de Andrade, Luís Otávio Grecco, José Henrique Pires e Tiago Deolindo Bordin, que dispõe sobre a criação do Programa de Prevenção à Adultização Precoce de Crianças e Adolescentes no âmbito do Município.
De Pedro Gabriel e Isadora Banhato, que dispõe sobre a criação do Programa de Coleta Seletiva nas escolas, implantação de hortas comunitárias com a utilização de terrenos ociosos para cultivo coletivo e participação dos moradores e Campanha “Adote uma árvore” com o envolvimento da população no plantio e cuidado das árvores e estação de Compostagem Comunitária nos bairros do município de São José do Rio Preto no âmbito da Educação Ambiental e Sustentabilidade.
De Anna Julia Arede, que dispõe o Programa de Planejamento Familiar Pós-Parto, que oferece orientação e acesso a métodos de planejamento familiar no período pós-parto, no âmbito do município de São José do Rio Preto, e dá outras providências.
De Eduardo Henrique Chalni Camargo, que dispõe o Programa “Jovem + Capacitado”, que oferece orientação e acesso a habilidades comportamentais aos jovens do ensino público, no âmbito do município de São José do Rio Preto, e dá outras providências.
De Rayane Rodrigues de Souza, que institui, no âmbito do Município de São José do Rio Preto, a Campanha Municipal de Conscientização Política nas Escolas, com o objetivo de promover a educação cidadã apartidária, estimular o senso crítico e incentivar a participação democrática dos jovens.
De Sofia Amaral Souza, que dispõe sobre a distribuição e/ou realocação de exemplares de obras literárias exigidas em vestibulares nos espaços públicos de leitura do Município de São José do Rio Preto.
De Anna Julia Arede, que Institui o Dia Municipal do Protetor de Animais no calendário oficial do município de São José do Rio Preto e dá outras providências.
De Heitor Strini da Silva, que inclui a data comemorativa pela fundação no dia 24 de agosto de 2001 da empresa prestadora de serviços públicos Semae, (Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto), no calendário oficial do município de São José do Rio Preto.
De Cauã Henrique Ribeiro Belchior, dispõe sobre a criação do Programa Municipal de Saúde Mental e Bem-Estar Comunitário, a ser desenvolvido pela Câmara Municipal de São José do Rio Preto, e dá outras providências.
De Cauã Henrique Ribeiro Belchior, que Estabelece normas administrativas para assegurar que empresas contratadas pela Prefeitura cumpram os direitos trabalhistas já previstos em lei federal, promovendo transparência, fiscalização e responsabilização administrativa, sem criar novos direitos trabalhistas.
De Heitor Strini da Silva, que dispõe sobre a Declaração de Utilidade Pública à “Associação Brasileira de Biotecnologia, Inovação e Ciências (ABBIC)”.
Na segunda parte da sessão, os estudantes discutiram requerimentos, moções de indicações sobre temas de assunto da população, como obras e saúde.
Os projetos aprovados pela Câmara Jovem são enviados como sugestões para o Poder Executivo. É possível assistir à sessão no canal do YouTube Tv Câmara Rio Preto.
Publicado em: 27/11/2025 08:53:43