O presidente da Câmara Municipal, vereador Pedro Roberto (Patriota), recebeu em seu gabinete na tarde desta quarta-feira (15/06) o fotógrafo, radialista e apresentador Antônio Aguillar, que recebeu em mãos certificado de moção de aplausos aprovada em Plenário pelos vereadores de São José do Rio Preto.
Um dos nomes mais importantes da cultura brasileira, Aguillar foi o precursor da Jovem Guarda, abrindo os microfones de seu programa de rádio “Ritmos para a Juventude” aos novos artistas que despontavam nos anos 60 como Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, entre outros cantores que se consolidariam no gosto popular. Em seu programa, transmitido pela rádio Nacional, Aguillar lançou o grupo que seria conhecido como “Os Incríveis”, idealizado por ele, e que teve sucesso com os hits “Os Milionários”, “Eu Te Amo Meu Brasil” e “Marcas do que se Foi”.
Aguillar é bastante conhecido por sua importância no meio musical, mas também tem uma sólida carreira como fotógrafo. Pelas suas lentes para o jornal “O Estado de São Paulo”, Aguillar fotografou nos anos 50 nomes como a cantora Edith Piaf, o escultor Victor Brecheret, e os atores Paulo Autran e Tônia Carrero.
O produtor cultural nasceu em São José do Rio Preto, em 18 de outubro de 1929, é filho de José Aguillar e Maria Dolores Finhana Aguilar. Na década de 90, mudou-se pra cidade de Santos onde reside atualmente. Trabalhou na Rádio Tribuna e depois na Rádio Clube de Santos, como Coordenador Artístico. Ainda hoje apresenta programas musicais com entrevistas na rádio Centro América de Santos.
O vereador Pedro Roberto (Patriota), autor da Moção de Aplausos, destacou a importância de Antônio Aguillar. “Um rio-pretense que não só testemunhou as mudanças culturais de nosso País, mas participou ativamente no lançamento de artistas que são admirados até hoje.”
Coordenadoria de Comunicação
Publicado em: 15/06/2022 00:00:00
Publicado por: Imprensa