Brasão da cidade de São José do Rio Preto

Grupo de trabalho elabora projeto de lei para combater queimadas

Objetivo é evitar que novos incêndios florestais venham a ocorrer, dizimando florestas e animais nas próximas estiagens que começam a partir de maio.
Visualize fotos


Está em fase de conclusão projeto de lei municipal que tem por finalidade disciplinar e assegurar garantias e proteção ao meio ambiente em relação às queimadas em São José do Rio Preto. O objetivo é evitar que novos incêndios florestais venham a ocorrer, dizimando florestas e animais nas próximas estiagens que começam a partir de maio. Segundo dados do Corpo de Bombeiros, em 2021 a região de Rio Preto registrou mais de 4,8 mil focos de incêndio. Rio Preto registrou ao menos 2,6 mil focos, em especial na área do antigo IPA, onde pelo menos 150 hectares foram consumidos pelo fogo.


A minuta vem sendo elaborada por uma frente de trabalho envolvendo o presidente do Legislativo, vereador Pedro Roberto Gomes (Patriota), representantes da Secretaria do Meio Ambiente, Otton Garcia de Arruda e Edson da Silva Júnior,  do Corpo de Bombeiros, tenente André Luiz Teixeira, da Defesa Civil, Inácio Albuquerque, da Associação de Amigos dos Mananciais (Amma), Denise Fares,  da Comissão de Direitos Ambientais da OAB, Rafael Azeredo, e do Grupamento de Bombeiros Civis Voluntários, Várzea Paulista onde ele é Diretor de Defesa Civil. (GBCV), Cristiano Vargas e Rafael Valadão, além das estudantes de medicina veterinária Juliana Palaria e Emeli Cristina.


Esse grupo de trabalho se reuniu pela primeira vez na Câmara em 16 de dezembro do ano passado.


Comunicação/Câmara Municipal




Publicado em: 10/03/2022 00:00:00

Publicado por: Imprensa